pendulo simpes

1564 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.

OBJETIVOS

Obter a aceleração da gravidade fazendo-se uso de um pêndulo simples. Será visto que, basta realizar apenas as medidas do tempo de oscilação deste pêndulo para o cálculo da aceleração da gravidade.

1. MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES

Qualquer movimento que se repete em intervalos de tempo iguais constitui um movimento periódico. O movimento periódico de uma partícula pode sempre ser expresso em função de senos e cossenos, motivo pelo qual ele é também denominado harmônico. Se a partícula em movimento periódico se move para diante e para trás na mesma trajetória, seu movimento é chamado oscilatório ou vibratório. A forma mais simples de oscilação, o movimento harmônico simples (MHS), é o movimento que ocorre quando numa trajetória retilínea, uma partícula oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio sob a ação de uma força restauradora, sempre orientada para a posição de equilíbrio. Exemplos comuns desse tipo de movimento são o de um corpo preso a uma mola ou de um pêndulo simples (quando os deslocamentos em relação ao ponto de equilíbrio são pequenos). No MHS, a abscissa x que determina a posição do corpo oscilante, medida a partir do ponto de equilíbrio, denomina-se elongação. O valor máximo de elongação recebe o nome de amplitude (A). O MHS é um movimento periódico. Sendo f a frequência e T o período, duas propriedades importantes desse tipo de movimento temos:

Relacionados

  • Medições de tempo - Construção de gráficos não-lineares
    725 palavras | 3 páginas
  • Xarpi
    44631 palavras | 179 páginas