pendulo balistic

369 palavras 2 páginas
1- INTRODUÇÃO
O pêndulo balístico foi inventado em 1972, com o objetivo de medir velocidades de projéteis por meio de colisões inelásticas com um corpo de massa muito maior. Sua maior aplicação foi em indústrias de armamento, onde era medida a velocidade com que os projéteis lançados atingiam o alvo. Para se determinar essa velocidade usa-se a conservação do momento linear e da energia mecânica.
Para acontecer a conservação do momento linear, é necessário que a resultante das forças externas que atuam no sistema seja nula, ou seja, apenas ocorram forças internas. Todo corpo que possui uma massa m e uma velocidade v possui momento linear. O momento linear é uma grandeza vetorial de mesma direção e mesmo sentido do vetor velocidade.
A melhor maneira para mostrar como se conserva o movimento linear é partindo das equações que descrevem esse tipo de choque sendo: mp = massa do pêndulo; me = massa da esfera.
A equação da conservação diz que: mp vp + me ve = (mp + me)v vp = velocidade do pêndulo; ve = velocidade da esfera; (mp + me) = massa do conjunto pêndulo esfera; v = velocidade com que o conjunto pêndulo-esfera se move após o choque. Sabemos que a velocidade do pêndulo antes do choque é zero, então: me ve = (mp + me)v,

As massas do pêndulo e da esfera são conhecidas; resta determinar a velocidade do conjunto. Sabendo que a energia cinética do conjunto pêndulo-esfera, logo após o choque é igual a energia a energia potencial gravitacional deste conjunto no final do movimento, ou seja, no momento em que o pêndulo chega à sua altura máxima.
Então:

.

A velocidade da esfera será:

.

O procedimento experimental realizado para comprovar as equações será exposto e descrito a seguir.

4- CONCLUSÕES Infere-se do procedimento realizado que a equipe cumpriu com as normas previstas pela NBR 15900 -2 para coleta de amostras de ensaio. A água recuperada da fabricação de concreto foi devidamente coletada e armazenada pelo membro da equipe,

Relacionados