Pena de prisão

Páginas: 4 (788 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
A Pena de Prisão
Sabe-se que a pena de prisão surgiu no fim do absolutismo, com o nascimento do capitalismo. Há mais de três mil anos antes de Cristo já havia códigos penais, cada região exercia umtipo de domínio sobre o povo. As prisões são descritas como fortalezas contendo celas e masmorras ou como casas de trabalho.
Nesses locais os prisioneiros não eram classificados nem separados deacordo com a sua situação. Conviviam presos aguardando julgamento já condenados, aguardavam a execução.
Na Antiguidade
Por volta de 525 a.C., os lavradores eram requisitados para construir as obraspúblicas e cultivar as terras do faraó, proprietário de toda a terra do Egito e toda a riqueza, que repousava no trabalho dos lavradores. Quem não conseguisse pagar os impostos ao faraó, em troca deconstrução de obras de irrigação e armazenamento de cereais, se tornava escravo.
Assim como no Egito, a Grécia, a Pérsia, a Babilônia, o ato de encarcerar, tinha como finalidade conter, manter sobcustódia e tortura os que cometiam faltas, ou praticavam o que para a antiga civilização, fosse considerado delito ou crime.
As masmorras também serviam para abrigar presos provisoriamente. O ato deaprisionar, não tinha caráter de pena e sim da garantia de manter esta pessoa sob o domínio físico, para se exercer a punição que seria imposta.
Assim como não existia legalmente uma sanção penal a seraplicada, e sim punições a serem praticadas, também não existiam cadeias ou presídios.
Os locais que serviam de clausura eram diversos, desde calabouços, aposentos em ruínas ou insalubres de castelos,torres, conventos abandonados, enfim, toda a edificação que proporcionasse a condição de cativeiro, lugares que preservassem o acusado ou “Réu” até o dia de seu julgamento ou execução.

IDADE MÉDIA
Damesma forma, que na antiguidade não se conhecia a pena com privação de liberdade, o mesmo se deu na Idade Média, mantida algumas destas conceitualidades e condutas até à Idade Moderna. Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pena de prisao
  • origem da pena de prisao
  • Falência da pena de prisão
  • A falência da pena de prisão
  • História e evolução da pena de prisão
  • A Prisão e Pena de Morte no Brasil
  • O fracasso da pena de prisão
  • História e evolução da pena de prisão e finalidades da pena

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!