pena de morte

Páginas: 3 (554 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
POSICIONAMENTOS A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

ARGUMENTOS CONTRA:
 Educar é melhor do que punir: Nesse sentido quanto mais rápido for à repreensão do Estado pelo ato infracional praticado(adolescente), maior será a chance do adolescente se recuperar. Isso nas medidas de ressocialização e observando o ECA.

 O índice de reincidência nas prisões é de 70, 60%, mais ou menos. A maioria quesai dessas detenções que abrigam adolescentes infratores possuem condições precárias e isso causa revoltas, além disso, falta de oportunidades fazem com que a frequência de delitos aumente por partedestes. E colocá-los em ambientes próximos aos adultos é pior. Se não houver uma medida sócia educativa eficiente os problemas só aumentaram

 A redução não diminui a violência. Em alguns casos équase impossível reverter a situação do adolescente delituoso. Isso não afasta as crianças e os adolescentes do crime. Para uns é o único meio de “sobrevivência”, pois desassistidos pela família nãorecebem o que deveria, como a educação, o lazer, o carinho, as regras, os limites e com isso, afasta-os dos caminhos mais seguros e seguem em busca do que acham ser mais práticos.

 Segundo o artigo daConstituição Federal e como Direito Fundamental, a imposição da maioridade a partir dos 18 anos é cláusula pétrea, ou seja, não se modifica. É uma “Corte” especial.

 Causaria uma exclusãosocial. Alguns destes menores infratores e muitos ainda presentes nas casas de detenção e ressocialização, ao “transferir” desse meio para um com a presença de adultos (criminosos), poderão se retroagir.ARGUMENTOS A FAVOR:
 Adolescentes são capazes de cometer crimes (de natureza penal) pior do que os adultos. Fato é que muitos jovens infratores cometem delitos que causam grandes repercussões,e com tamanha frieza geram revoltas. O caso, por exemplo, do “Champinha”, do “João Hélio”. “Se cometeram crime, sabem considerar a punição ou ficar presos”, é o ditado popular.

 A medida sócio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pena de morte
  • Pena de morte
  • Pena de morte
  • PENA DE MORTE
  • Pena de morte
  • Pena de Morte
  • Pena de morte
  • Pena de morte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!