Pena de morte

Páginas: 8 (1901 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A pena de morte é um assunto muito [POLÊMICO] e discutido no Brasil[.] [ESSA QUESTÃO É VISTA] para alguns como [UMA FORMA DE DIMINUIR A] violência urbana. [POR OUTRO LADO], há quem discorde dessa alternativa e [SUGERE] outros meios mais convenientes para tal fim.
[BOM PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO. DEMARCOU BEM A BILATERALIDADE DA QUESTÃO ABORDADA. ACREDITO QUE OS AJUSTES TENHAM DADO MAIS COESÃO EPRECISÃO]

No Brasil[,] a pena de morte está declarada na [C]onstituição [E SÓ PODE SER COLOCADA EM PRÁTICA] apenas em caso de guerra, mas, [PARA SIGNIFICATIVA PARCELA DA SOCIEDADE, ESSA SANÇÃO DEVE SER] utilizada em situações [CUJO CRIME É HEDIONDO E INJUSTIFICÁVEL]. [N]ão só a pena de morte como também a diminuição da maioridade penal, o uso da violência policial e a prisão perp[É]tua seria[M]bons veículos para que a violência pudesse ser controlada, como no Brasil [EM QUE HÁ] superlotações nos presídios [SEM VÍRGULA] e também como os casos de criminosos que mesmo preso[S] ainda [MANTÊM] comunicação com o mundo externo. [A FIM DE RESOLVERMOS ESSE PROBLEMA,] a pena seria muito bem viável para evitar tais situações.
[BOA EXPLORAÇÃO DO LADO PRÓ]

Há quem veja diferente essa situaçãosobre a aplicação da pena de morte[.] [A] falta de investimento na melhoria [MELHORIA DE QUÊ? DOS PRESÍDIOS? HOUVE UMA QUEBRA DE PARALELISMO AQUI] e da superlotação dos presídios , o abandono dos presos e a falta de reforço para a sua melhoria no meio social [SEM VÍRGULA, POIS O USO DESSA ESTARIA SEPARANDO SUJEITO DE PREDICADO] pode ser muito mais viável do que as aplicações de penas mais severas.[EMBORA PUDESSE SER EXPLORADO MAIS O LADO NEGATIVO DA ADOÇÃO DA PENA DE MORTE, O PARÁGRAFO CONVENCEU. PODERIA FALAR MAIS DO PAPEL DO ESTADO, DE OMISSÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS]

Assim se ver uma discussão [EM QUE] [TROQUE AQUI POR 'EXISTEM', JÁ QUE VOCÊ JÁ USOU BASTANTE O 'HÁ' AO DECORRER DO TEXTO] duas posições diferentes sobre a aplicação da pena de morte, [NA QUAL] cada argumento [APRESENTA] umlado positivo e negativo, [SERIA] viável que tenha um meio termo para que o resultado final seja o [MELHOR].
[CONCLUSÃO EXTREMAMENTE PERIGOSA! HÁ TEMAS EM QUE VOCÊ ATÉ PODE FICAR SOBRE O MURO, MAS NUM TEMA TÃO POLÊMICO COMO ESSE E, DA FORMA QUE VOCÊ O ABORDOU, SERIA MELHOR TOMAR PARTIDO POR UM LADO. 
POR EXEMPLO:
"EMBORA HAJA PRÓS E CONTRAS, A PENA DE MORTE É UMA AFRONTA CONTRA A ÉTICA E CONTRAOS DIREITOS INALIENÁVEIS DE QUALQUER CIDADÃO. APESAR DE HAVER UM CARÁTER PUNITIVO, NEM SEMPRE ELA É FEITA COM JUSTIÇA. EM RAZÃO DISSO, O ESTADO DEVE TRABALHAR NAS RAÍZES DESSE PROBLEMA: A CRIMINALIDADE. PARA SOLUCIONAR ESSA QUESTÃO, FAZ-SE NECESSÁRIO INVESTIR EM EDUCAÇÃO, REPASSANDO ÀS CRIANÇAS E JOVENS PRINCÍPIOS SÓLIDOS, ALÉM DE VALORES MORAIS E ÉTICOS. OU SEJA, COMO JÁ DISSE PITÁGORAS: "ÉPRECISO EDUCAR AS CRIANÇAS PARA QUE NÃO SEJA PRECISO PUNIR OS ADULTOS".
Prof graduado em historia
Vez ou outra, a pena de morte ganha espaço de discussão toda vez que algum crime hediondo estampa a primeira página dos noticiários. O calor do momento e o próprio sentimento de revolta se transformam em grandes combustíveis de pessoas que vociferam contra os responsáveis por atos de extrema violência.Reconhecendo a figura de um criminoso incorrigível, acreditam que a extinção da vida se torna a melhor escolha para esse tipo de situação.

De fato, alguns campos do conhecimento como a psicologia e a neurologia apontam a presença de pessoas que se portam de forma alheia às regras sociais. Matam, roubam, estupram, enganam e destroem sem que necessariamente demonstrem algum arrependimento pelosseus atos. Para alguns desses estudiosos, alterações de dimensão física e biológica explicam a existência de alguns criminosos capazes dos mais inomináveis atos de crueldade.

Contudo, devemos ver que boa parte dos criminosos não se enquadra nesse tipo de perfil, onde a pessoa se comporta assim em razão de uma limitação física. É sabido por todos que a maioria esmagadora dos criminosos é gerada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pena de morte
  • Pena de morte
  • Pena de morte
  • PENA DE MORTE
  • Pena de morte
  • pena de morte
  • Pena de Morte
  • Pena de morte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!