Pena ambiental - Ecologia

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 16 de maio de 2015
Pena ambiental? Art°
http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28289-entenda-a-lei-de-crimes-ambientais
Tipos penas previstos na Lei 9.605/1998
A Lei 9.605/1998 nos artigos 29 a 69 introduz no sistema jurídico brasileiro tipos penais cuja finalidade é a preservação do meio ambiente. Os tipos penais são organizados, por temas:
a) Crimes contra a Fauna: artigos 29 a 37;
b) Crimes contra a Flora:artigos 38 a 53;
c) Crimes de poluição e outros crimes ambientais: artigos 54 a 61;
d) Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural: artigos 62 a 65;
e) Crimes contra a administração ambiental: artigos 66 a 69-A.


Leiamais: http://jus.com.br/artigos/22987/os-impactos-e-as-consequencias-causados-ao-meio-ambiente-em-funcao-dos-desmatamentos-e-das-queimadas-em-face-da-ineficacia-da-responsabilizacao-administrativa-e-penal-da-lei-ambiental/2#ixzz3ZJ6ve4Mj

Devemos cuidar do meio ambiente, pois a cada dia que passa ele vai sendo destruido pelo ser humano. O que muitos não raciocinam é que o mundo de amanhã será o mundo dos nossos filhos, netos, bisnetos....isso se ele ainda existir....portanto devemos nos preocupar com ele e preservá-lo, caso contrário quem estiver vivendo nestemundo daqui uns 200 anos(isso se ainda existir vida aqui...) apenas saberá que um dia a terra já foi rica em águas cristalinas, matas, animais diversos, paisagens lindas, que acabaram sumindo pela falta de consciencia e de desumanidade.
Quando e como os problemas ambientais começaram a se agravar?
A partir da Revolução industrial, os problemas ambientais começaram a se agravar, primeiro nospaíses desenvolvidos e depois em todo o mundo.
A questão ambiental se tornou realmente um problema com o advento da revolução industrial. Já no início do século XIX registraram-se queixas, no Reino Unido, contra o ruído ensurdecedor de máquinas e motores. As chaminés das fábricas lançavam no ar quantidades cada vez maiores de cloro, amônia, monóxido de carbono e metano, aumentando a incidência dedoenças pulmonares. Os rios foram contaminados com a descarga de grande volume de dejetos, o que provocou epidemias de cólera e febre tifóide. No século XX surgiram novas fontes de poluição, como a radioativa e, sobretudo, a decorrente dos gases lançados por veículos automotores.
Quais são os principais poluentes atmosféricos?
O principal poluente atmosférico produzido pelo homem (o dióxido de carbono eo vapor d’água são elementos constitutivos do ar) é o dióxido sulfúrico, formado pela oxidação do enxofre no carvão e no petróleo, como ocorre nas fundições e nas refinarias. Lançado no ar, ele dá origem a perigosas dispersões de ácido sulfúrico. Às vezes, à poluição se acrescenta o mau cheiro, produzido por emanações de certas indústrias, como curtumes, fábricas de papel, celulose e outras.
Omonóxido de carbono é produzido sobretudo pelos automóveis, pela indústria siderúrgica e pelas refinarias de petróleo. Outros poluentes atmosféricos são: hidrocarbonetos, aldeídos, óxidos de azoto, óxidos de ferro, chumbo e derivados, silicatos, flúor e derivados, entre outros.
Explique um pouco a poluição urbana e o que é mais prejudicial?
Conhecida por poluição urbana, sabe-se que atualmente cercade 70% da população está concentrado nos centros urbanos, porcentagem que só tende a aumentar. Devido essa grande concentração da população os centros urbanos estão expostos à vários tipos de poluição: sonora – muitas vezes causadas pelas buzinas, sons, propagandas, etc; visual- por exposições de cartazes, folhetos, etc, e ainda à poluição atmosférica causada pelo gases de veículos, decomposição dematéria orgânica, etc.
Contudo, a poluição urbana pode ser encontrada também em forma de lixo, fumaça, mal cheiro e outras formas facilmente identificáveis. Neste artigo iremos focar em duas formas apenas: visual e sonora.
Calcula-se que 60% da poluição atmosférica nas regiões das grandes cidades sejam decorrentes dos veículos automotores. Outras fontes problemáticas são indústrias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecologia ambiental
  • ecologia ambiental
  • Ecologia e dinamica ambiental
  • Ecologia e poluição ambiental
  • Gestao ambiental
  • apostila educa o ambiental e ecologia
  • Prova de ecologia ambiental
  • A ecologia na gestão ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!