Pelotização

Páginas: 7 (1631 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Processo Siderúrgico

Thais Cristina
Jonathan Jerônimo
Hugo Rodrigues
Lucas Moreira

Pelotização

SENAI
12/03/2013
Pelotização
Processo de Pelotização
A pelotização é o processo de compressão ou moldagem de um dado material na forma de um pellet. Uma grande variedade de materiais diferentes podem passar por tal processo, incluindo produtosquímicos, minério de ferro, ração animal composta, dentre outros.
Moagem e Classificação
No processo de moagem, faz-se o ajustamento das propriedades físicas da mistura de minérios às exigências de pelotamento. O produto da moagem deve ser um material com granulometria de 80% a 90% abaixo de 0,44mm (325 mesh).
A moagem é conduzida, geralmente, em moinho de bolas, nos quais corpos moedores naforma de esferas de aço auxiliam na tarefa de cominuição. Os circuitos podem ser:
* Úmido/Seco
Na moagem a úmido, o minério é alimentado ao moinho na forma de uma polpa com teor de sólidos de 60% a 80% em peso ou alimentam-se simultaneamente minério e água. Já a moagem a seco, exige a prévia secagem dos finos de minério.

* Aberto/Fechado
A moagem pode ser conduzida em circuito aberto,com uma única passagem do material pelo moinho, ou em circuito fechado, no qual hidrociclones (a úmido) ou câmaras de poeira (a seco) fazem a classificação do material da descarga do moinho.´
Espessamento
Esta etapa só é necessária nas plantas com circuito de moagem fechado e a úmido.
* Função
Adequar o percentual de sólidos do overflow da ciclonagem no processo de moagem às necessidades dafiltragem.

* Utilização do espessamento
A etapa de espessamento da polpa no processo de pelotização é necessária apenas quando a operação da moagem é feita em circuito fechado a úmido. A polpa procedente dos hidrociclones contendo cerca de 20% de sólidos, é transferida para um espessador circular, no qual ocorre seu adensamento pelo efeito de decantação. Aumenta-se a razão sólido/líquido napolpa, recuperando-se a água para o processo. O material do espessador, com uma concentração de sólidos de aproximadamente 70%, é bombeado para tanques homogeneizadores.

Homogeneização

Após o espessamento, a polpa de minério é bombeada para os tanques homogeneizadores. A área de homogeneização possui duas importantes funções:

* Homogeneizar
Cada tanque homogeneizador possui agitadorrotativo no seu interior, que mantém os sólidos em suspensão e garante a homogeneização da polpa, minimizando as variações das características físicas e químicas do material.

* Armazenar
Os tanques homogeneizadores proporcionam a manutenção de um estoque intermediário de pellet feed moído, precavendo-se contra eventuais paralisações e áreas anteriores. Permite também, manter continuidade defuncionamento das áreas anteriores, quando há pequenas paradas das áreas posteriores. A adição de combustíveis sólidos sempre que ocorrer poderá ser feita com sucesso, via adição de polpa de carvão moído à polpa de pellet feed, no tanque homogeneizador. Do tanque homogeneizador a polpa é bombeada para a seção de filtragem, através de uma bomba de velocidade variável, que varia de rotação emfunção da quantidade de polpa necessária aos filtros rotativos.

Filtragem

A filtragem é uma operação de separação sólido/líquido, empregada em muitas usinas de processamento mineral, que se caracteriza pela passagem de uma polpa através de um meio poroso de tal forma que haja retenção do sólido e a passagem do líquido.
Nas plantas que utilizam circuito de moagem a úmido é necessário um estágio defiltragem, para preparação do material a ser alimentado ao pelotamento.
O pellet feed a ser pelotizado pode conter uma certa umidade, de acordo com sua preparação, este deve ter seu teor de água reduzido de aproximadamente 30 % para a faixa de 8 a 9 %, que é a umidade considerada adequada para a etapa posterior (formação das pelotas cruas). A filtragem é normalmente realizada em filtros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pelotização
  • pelotizaçao
  • Pelotização
  • PELOTIZAÇÃO
  • Pelotização
  • Pelotizaçao
  • pelotizaçao
  • Pelotização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!