Pellets perspectivas

Páginas: 13 (3239 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013
A INDÚSTRIA DE PELLET E PERSPECTIVAS DE MERCADO

Dimas Agostinho da Silva1, Rodrigo Medeiros Ribeiro2,
Rodrigo Simetti3, Tamires Almeida Sfeir4

RESUMO

Devido à evolução da matriz energética mundial, gradativamente mais rápida com o advento da revolução industrial, a busca por fontes de energia alternativa continua constante. Em um momento onde se enxerga a escassez das atuais fontes nãorenováveis e altamente poluentes, como é o caso do petróleo e carvão mineral, a biomassa florestal e seus produtos derivados se tornam consequentemente uma saída extremamente importante. Um desses produtos, conhecido como pellet de madeira, é um tipo de lenha, geralmente produzidos a partir de serragem ou serradura de madeira (podendo ser proveniente na forma de resíduos) refinada e seca quedepois é comprimida. Em conjunto a essa constante atividade de busca e evolução em razão da energia partir da biomassa florestal, o trabalho teve como objetivo a caracterização do pellet como produto, e uma breve analise da atual situação do mesmo. As considerações retiradas do estudo, em suma, foram suas principais vantagens e a atual situação brasileira dentro desse contexto, que deverà dentro depouco tempo ser mais representativa à nível de comparação aos mercados europeus e americano.


THE PELLETS INDUSTRY AND MARKET PERSPECTIVES


ABSTRACT

Due to developments in the global energy matrix, gradually faster with the advent of the industrial revolution, the search for alternative energy sources remains constant. In a time where it sees the current scarcity of non-renewable andhighly polluting energy sources, such as oil and coal, forest biomass and its products therefore become extremely important output. One such product known as wood pellet, is a type of wood, usually made from sawdust or wood flour (which may be derived of wood-waste) and dried refined which is then compressed. In conjunction with this constant evolution and search activity with the energy fromforest biomass, the study aimed to characterize the pellet as a product, and a brief analysis of the current situation of the product. As considerations aside, in short, were their main advantages and current Brazilian situation within this context, which should be soon more representative of the level compared to European and American markets.

INTRODUÇÃO

Ao longo dos séculos, o homem temutilizado energia proveniente de muitas fontes. Começando com sua própria energia e a da luz solar, passou depois para as do combustível lenhoso, da tração animal, da força da água e do vento. Mais tarde desenvolveu-se a força das maquinas alimentada à lenha, carvão, petróleo e energia nuclear. Descobrir, controlar e utilizar a energia permitiu o homem avançar de uma vida primitiva para um estadoestável civilizado. O homem é o único dos animais capaz de pensar criativamente e de utilizar a ciência e a tecnologia, colocando a seu serviço a energia e outros recursos ambientais.(FEQUIS et al, 2012)

Diversas nações do mundo inteiro investem muito dinheiro em projetos que utilizam as fontes de energia alternativa como a energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, o biodiesel, a energiaobtida através do hidrogénio, a energia das marés, o etanol e a biomassa (PORTAL ENERGIA). Essas fontes são conhecidas como renováveis, diferentes daquelas que são cada dia mais escassas e emitem certa quantidade de poluentes à atmosfera.

No que compreende a energia proveniente da Biomassa florestal, se define como uma substância orgânica, produzida pelo processo de acumulação de energiasolar. O seu maior potencial é ser uma energia renovável e quase ilimitada. O principal benefício da biomassa é que não causa as grandes emissões para a atmosfera de dióxido de enxofre, como outros combustíveis fósseis. O balanço do dióxido produzido na queima da biomassa é igual a zero, devido à sua absorção no processo de fotossíntese. A situação é diferente no que diz respeito a energias não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pellet
  • Pellets
  • Pellet
  • Industria pellets
  • Fabrica de pellets
  • perspectiva
  • Perspectiva
  • Perspectiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!