Pela batina e pelo chapéu de três bicos: a caracterização de personagens a partir da vestuária

5343 palavras 22 páginas
“PELA BATINA E PELO CHAPÉU DE TRÊS BICOS”:
A CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS A PARTIR DA VESTUÁRIA

Adriano Portela1

Um leve sussurro correu pela nave, um murmúrio de admiração e respeito. A presença do padre, simpático e venerado, nas ricas roupas bordadas a ouro, atraiu por instantes toda a atenção dos fiéis. (SOUSA, 1987, p. 60)

“Pela batina e pelo chapéu de três bicos” (SOUSA, 1987, p. 213), que lhe fizeram reconhecer o caráter sacerdotal, disse o Pe. Antônio de Morais ter-lhe poupado a vida os índios “selvagens” que o encontraram a caminho da Mundurucânia, em O Missionário, de Inglês de Sousa, escritor do Naturalismo/Realismo brasileiro. Parece-nos haver aqui uma porta aberta para podermos falar sobre a caracterização de personagens nos romances, ou melhor, sobre um modo específico de sua construção, que é a caracterização de personagens a partir da vestuária. De acordo com HARVEY, “na questão literária, é importante que os críticos estejam alertas ao figurino, já que a roupa pode ser uma parte vital da caracterização nos romances de muitos períodos [...] e pode carregar um significado mais amplo” (2003, p. 25-26).
Na Teoria da Literatura, caracterização é o processo pelo qual o escritor dá caráter a uma personagem, quer dizer, delineia o seu modo de ser, o seu perfil. Caráter é uma palavra oriunda etimologicamente do termo grego KHARAKTER, “marca gravada”, que tem o sentido de qualidade que define, traço distintivo. Uma personagem, pode ser caracterizada com multiformes aspectos (marcas/traços), a saber, históricos, psicológicos, comportamentais, fisiológicos, linguísticos, vestuários, só para citar alguns. Esses aspetos não são excludentes, antes, são complementares. Nesse sentido, a depender da conjulgação que é feita desses aspectos na caracterização dos personagens, eles são pobres ou ricos, simples ou complexos.
Aproveitando o romance O Missionário, e especificamente a personagem protagonista Padre Antônio de Morais, exploraremos aqui

Relacionados