peixes

Páginas: 3 (563 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2013
Está associada à biologia marinha, que estuda os ecossistemas de água salgada, à limnologia, estudo das comunidades bióticas de água doce, e à oceanologia, uma ciência multidisciplinar que estuda osoceanos sob os aspectos físico, químico, biológico e geológico.

Um ictiólogo pode estudar, através da ecologia, a relação entre os peixes e o meio em que vivem; analisar o comportamento dessesanimais usando a etologia, ou classificar as espécies utilizando as ferramentas que a sistemática permite diferenciar a fauna marinha, como a forma e o colorido do corpo, escamas, características dasnadadeiras e outras peculiaridades externas.

No século XIX, o francês Goerge Cuvier e o alemão Marcus Elieser Bloch trabalharam no intuito de consolidar o conhecimento ictiológico da época, quando foipublicada a série, em 22 volumes, da obra literária “Histoire Naturelle des Poissons“, ontem constavam 4514 espécies de peixes, tornando-se um dos tratados mais ambiociosos do mundo moderno.
Noséculo XIX, o francês Goerge Cuvier e o alemão Marcus Elieser Bloch trabalharam no intuito de consolidar o conhecimento ictiológico da época, quando foi publicada a série, em 22 volumes, da obra literária“Histoire Naturelle des Poissons“, ontem constavam 4514 espécies de peixes, tornando-se um dos tratados mais ambiociosos do mundo moderno.

Os peixes fazem parte da mais numerosa classe entre osvertebrados, ocupando as águas salgadas de mares e oceanos, e as águas doces de rios, lagos e açudes, sendo mais da metade das cerca de 24 mil espécies de peixes vivem em água salgada.

Esses seresaquáticos possuem características que favorecem seu desempenho em seu habitat, como o formato hidrodinâmico do corpo, achatado lateralmente e alongado, o que favorece seu deslocamento na água; nadadeiraspara a locomoção, corpo coberto de escamas e pele dotada de glândulas produtoras de muco ambo eficientes na redução de atrito com a água, e a segmentação da musculatura do tronco, que permite a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • peixes
  • Peixes
  • peixes
  • peixes
  • peixe
  • peixe
  • Peixes
  • peixes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!