peineiramneto

700 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
ENGENHARIA CIVIL

PENEIRAMENTO GROSSO E SEDIMENTAÇÃO

OBJETIVO
O peneiramento é utilizado principalmente para a determinação das frações mais grossas da amostra como o pedregulho e as areias.
Sedimentação é um processo de separação em que a mistura de dois líquidos ou de um sólido suspenso num líquido é deixada em repouso ou adicionada continuamente em uma unidade de sedimentação. A fase mais densa, por ação da gravidade deposita-se no fundo do recipiente, ou seja, sedimenta.

METODOLOGIA

PENEIRAMENTO GROSSO Equipamentos Balança com sensibilidade de 0.01g e 0.1g.
Estufa
Série de peneiras
Almofariz e mão de gral
Escovas de cerdas metálicas

Procedimento Separar uma amostra que deve ser seca ao ar, na sua quantidade determinada média de 3kg. Passar este material na peneira de 2 mm, tomando-se a precaução de desmanchar os torrões de solo no almofariz com a mão de gral, procedendo-se novamente o peneiramento, de modo a assegurar a retenção na peneira somente dos grãos maiores que sua abertura. Com o material retido na peneira de 2 mm efetuar o peneiramento grosso. Para cada peneira, o material retirado também é destorroado como já descrito e novamente passado na peneira. Retira-se então o solo com auxílio de escova de aço e pesa-se na balança. Com o material que passou na peneira de 2 mm, separa-se 120 g (no caso de areia) e 70 g (no caso de argila e silte) para o ensaio de sedimentação. Separa-se também 100 g para determinação da umidade higroscópio. Do restante do material que passou na peneira de 2mm, separa-se uma certa quantidade para o peneiramento fino, para isso esse material deve ser lavado na peneira de 0.075 mm e então levado a estufa. Efetua-se então o peneiramento fino tomando-se os mesmos cuidados citados para o peneiramento grosso. Cálculos Os cálculos são efetuados de forma a se obter a porcentagem da amostra total seca que passa em cada peneira. Para tanto a norma brasileira recomenda

Relacionados