PEID AT2

542 palavras 3 páginas
LICENCIATURA EM LETRAS/INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO

ALUNO: JOSÉ ANTONIO FAGÁ DE SOUSA RA 1233798

POLO SANTO ANDRÉ/SP
2015

Sumário

1 TEXTO SELECIONADO pg. 3
2 REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO pg. 4
REFERÊNCIAS pg. 6

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves

Reflexão:

Todo o sistema educacional precisa ser pensado para exercer um papel libertador na vida do estudante, ou seja, mas que preparar para ser leitor de letras, preparar o aluno para o mundo.
É essencial que o ser humano tenha em si a crítica do sistema, que conheça todas as engrenagens da sociedade.
O trabalho pedagógico tradicional aprisiona o indivíduo e não o torna atraente no seu meio.
A sala de aula já não é mais o lugar de se achar silêncio todo o tempo. O debate, a argumentação, a construção de ideias, o espaço para atividades que despertem o senso crítico precisam estar presentes.
Não podemos negar que a escola é o ambiente próprio para que o governo, elites ou ainda outros interessados exerçam controle sobre a população através de conteúdos e comportamentos.
A sala de aula é o lugar próprio para o embate ideológico e o professor consciente lançará mão

Relacionados