Pegada ecológica no campus 1 da usp são carlos

Páginas: 19 (4737 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS












PEGADA ECOLÓGICA NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO
TRABALHO FINAL








Alunos: Lívia Mendes Moraes
Marco Partel
Mariana Mariano
Marina Dias Fernandes
Nuno Pina

Professor: Tadeu Malheiros







São Carlos, SP
2011

SUMARIO



1. INTRODUÇÃO 03



2. PEGADA ECOLÓGICA 042.1. O Cálculo da Pegada Ecológica 04

3. ANALISE DOS CRITÉRIOS EXISTENTES NA PEGADA ECOLÓGICA 05

3.1. Consumo de água 05

3.2. Consumo de energia 06

3.3. Mobilidade e transporte 08

3.4. Áreas construídas 09

3.4.1 Questão das áreas Verdes 09

4. PEGADA ECOLÓGICA E EDIFÍCIOS NOVOS 10

5. CONCLUSÃO 11

ANEXOS 14

BIBLIOGRAFIA 151. INTRODUÇÃO

A atual população do planeta Terra tem se deparado com a questão da fixação e domínio predatório do espaço perante o meio ambiente. Diariamente notícias destacando a complexidade desse problema vêm alertar a todos dos danos já causados e que se refletem nas modificações ambientais que causam temor e preocupação. Muitas pessoas já se tornaram “vítimas” dessasconseqüências, demonstrando a necessidade imediata de um novo padrão de desenvolvimento.

Mesmo conscientes, continua-se a referência à responsabilidade desse assunto como se se tratasse de uma massa coletiva abstrata. As iniciativas precisam ser tomadas também em instância individual, sendo inclusive uma forma de exemplo para os demais habitantes.

Tendo em vista a constituição de modos menosagressivos, alguns especialistas procuraram levantar questionamentos perante as atitudes cotidianas dos indivíduos para que pudessem refletir e, se possível, modificar de maneira positiva seus hábitos. Denominada de “pegada ecológica”, esse questionário, ainda que simplório, engloba perguntas referentes às atitudes humanas perante o planeta.

A idéia seria quantificar em termos de solo oespaço utilizado por uma pessoa. Se todos agissem da mesma forma que ela, quantos planetas seriam necessários? Ao multiplicar-se o resultado individual pelo número de habitantes, o valor torna-se extremamente relevante funcionando como um alerta. A intenção é que esse instrumento sirva de planejamento para as atitudes do indivíduo e que, conseqüentemente, os seres humanos possam refletir em âmbitocoletivo.

O presente trabalho consistirá na análise crítica deste instrumento e como ele vem sendo utilizado, assim como uma ferramenta potencial para o estabelecimento de diretrizes de planejamento para Universidade de São Paulo – Campi São Carlos. A escolha não foi ocasional, trata-se de uma instituição de ensino, local de grande efervescência de informações e pesquisas relacionadas a esseassunto e que deveriam ser o ponto de partida para que aqueles que ali estudam tivessem hábitos mais conscientes.

A Universidade de São Paulo já apresenta incentivos a programas que visam apresentar e conscientizar a importância de um crescimento sustentável do nosso planeta, entre eles é possível ressaltar a presença do programa USP Recicla, que foi institucionalizado em 1994 e procuracontribuir para a construção de uma comunidade universitária mais sustentável por meio de ações voltadas a minimização de resíduos, conservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e formação dos alunos, professores e funcionários comprometidos com estes ideais.

A partir da leitura da monografia “Análise da aplicabilidade da pegada ecológica em contextos universitários: estudo de casono campus de São Carlos da Universidade de São Paulo” da aluna Renata Amaral Castiglionie, de dados recolhidos nos históricos do USP Recicla e da leitura de projeto dos Campi, buscaremos criar uma analise crítica da “Pegada Ecológica” dos Campi de São Carlos.

Trata-se de uma proposta de pesquisa da presente matéria (SHS0614 - Saneamento e Meio Ambiente Para Arquitetura) que tem como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aferição das distâncias horizontais entre os pilares da base multipilar instalada no campus da USP
  • pegada ecologica
  • pegada ecológica
  • Pegada ecológica
  • pegada ecologica
  • pegada ecologica
  • Pegada ecologica
  • Pegada Ecológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!