Pedro páramo

Páginas: 2 (445 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Resenha do livro Pedro Páramo

Nome: Antonio Alves Silva Matricula: 201121784
História 2º Semestre
História, documentos e Lugares e memória.
Professor: Guilherme Menegucci Casagrande

Olivro já começa chamando atenção por não ter capitulos, e sim uma quantidade de fragmentos desornados e muita das vezes contraditorios. A questão de memoria, lugar, e bastante retratada no contexto desdea procura do pai como histórias dos lugares que ele passava. Juan Preciado, após a morte da mãe, volta à cidade de Comala para procurar o pai, Pedro Páramo. Logo que chega, fica sabendo que este jáhavia morrido há anos. Em Comala entra em contato com diversos moradores, todos, de alguma forma, ligados ao falecido pai, proprietário da fazenda Meia Lua, a maior da região. Muitos, inclusive, filhosnaturais dele.
Aos poucos, pequenas contradições e absurdos vão-se sucedeendo: ouvem-se fantasmas, borram-se os limites entre real e sobrenatural, sono e vigília, passado e presente, até que seentende que todos, inclusive os diversos narradores, que se alternam, estão mortos. Apesar de não estarem conscientes de seu próprio estado, os habitantes do lugar percebem que os demais estão mortos.Estão condenados a vagar eternamente devido ao fato de terem cometido pecados (suicídio, incesto, assassinato, etc.) que não foram absolvidos pelo padre na hora da morte. Uma exceção é Toríbio Alderete,assassinado por Pedro Páramo e deixado insepulto justamente para que sua alma não tivesse descanso.
A narrativa vai também desvendando o caráter de Pedro Páramo, "erva daninha" que passa,principalmente por meio da violência, de criança miserável à pessoa mais poderosa de Comala. Após herdar a propriedadade arruinada do pai, Lucas Páramo, casa-se com Dolores Preciado com o objetivo de apoderar-seda herança desta e cancelar suas dívidas com a família Preciado. Após alguns anos, manda-a viajar para visitar a irmã e nunca mais a manda buscar.
Já idoso, desposa Susana San Juan, amor de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedro páramos de juan rulfo
  • Resenha Pedro Páramo
  • Pedro
  • Madona dos páramos
  • Pedro
  • PEDRO
  • Pedro
  • Pedro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!