Pedro mário soares martínez

Páginas: 7 (1545 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
| |
Grau Académico: Doutoramento

Categoria: Professor Catedrático

Currículo: Pedro Mário Soares Martínez nasceu em Lisboa no dia 21 de Novembro de 1925, sendo filho de Pedro Nicolas Martínez, actuário e director da Companhia de Seguros "A Mundial" e de sua mulher, D. Maria Cândida Coelho Lourenço Thomaz Soares.
Casou, em 17 de Setembro de 1947, na Sé Patriarcal de Lisboa, com D.Clarisse Tavares de Almeida Romano.
Tem três filhos ? Maria Isabel, Maria Leonor e Pedro Nuno ? nos quais se continua hoje a sua descendência.
Foi aluno do Liceu do Carmo, em Lisboa, e posteriormente do Liceu Passos Manuel, na mesma cidade, tendo terminado o r espectivo Curso Complementar de Letras com a classificação de 16 valores (1942).
Licenciado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito deLisboa, em 1947, com a classificação de 17 valores, fez o seu estágio para a advocacia no escritório do Dr. José de Sousa Carrusca, que fora seu professor no Liceu, tendo-se inscrito como advogado, na respectiva Ordem, em 1948.
Prestou serviço militar na Escola Prática de Infantaria (Mafra) e no Regimento de Infantaria 11 (Setúbal). Após ter sido classificado com a menção de "muito apto" e 15valores no Curso de Oficiais Milicianos, fez naquele Regimento uma "recruta" e uma "escola de quadros" (l949).
Foi funcionário dos quadros diplomáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 1948 e 1956, tendo chefiado, interinamente, o Serviço de Cifra e uma Secção do Pacto do Atlântico, sendo Secretário-Geral do Ministério o Embaixador Conde de Tovar. Nomeado Cônsul em Cantão, não chegou aocupar o respectivo posto.
Durante o período de prestação do serviço militar preparou a licenciatura em Ciências Político-Económicas na Faculdade de Direito de Lisboa, na qual obteve a classificação de 17 valores.
Contratado como 2.° Assistente pela mesma Faculdade, em 1950, nela prestou serviço docente nas disciplinas de Finanças, Direito Fiscal, Economia Política, Direito Corporativo e DireitoInternacional Público, então regidas pelos Professores Fernando Emygdio da Silva, Armindo Monteiro, Fezas Vital e Lobo de Ávila Lima.
Doutor em Ciências Político-Económicas pela mesma Faculdade com a classificação de 16 valores (1953), foi imediatamente depois contratado como 1.º Assistente, sendo-lhe confiada a regência das disciplinas de Economia Política e de Direito Fiscal.
Em 1956 foiaprovado, por unanimidade, em concurso de provas públicas, para o cargo de Professor Extraordinário da Faculdade de Direito de Lisboa (Grupo de Ciências Jurídico-Económicas), tendo o respectivo júri sido constituído por todos os Professores Catedráticos em exercício na Faculdade e pelo Doutor Teixeira Ribeiro, da Faculdade de Direito de Coimbra. Na prova escrita d deste concurso obteve a classificaçãode «muito bom», que só fora atribuída antes ao Professor Paulo Cunha. Nas provas orais foram seus arguentes os Professores João Lumbrales e Fernando Emygdio da Silva.
Em 1958 foi aprovado, por unanimidade, em concurso de provas públicas, para o cargo de Professor Catedrático do Grupo de Ciências Jurídico-Económicas da Faculdade de Direito de Lisboa, sendo o respectivo júri constituído por todosos Professores Catedráticos em exercício na Faculdade e pelo Doutor Teixeira Ribeiro, da Faculdade de Direito de Coimbra ? a quem coube a arguição.
A partir de 1956 passou a reger, sucessiva, alternada ou concomitantemente (quase sempre em acumulação de duas ou mais) as disciplinas de Economia Política, Direito Fiscal, Finanças, Direito Corporativo, Direito do Trabalho, História Diplomática,História das Relações Internacionais e Filosofia do Direito.
Entre 1958 e 1967 foi Professor-Secretário da Faculdade de Direito de Lisboa, período em que também presidiu aos júris dos exames de admissão à mesma Faculdade. Exerceu ainda as funções de Professor-Bibliotecário.
Entre 1971 e 1974 dirigiu a Faculdade de Direito de Lisboa.
Participou de júris de doutoramento e de concurso não apenas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mario soares
  • mario soares
  • Mario soares discurso
  • Biografia- Mário Soares
  • Quarta Gera O GSO Aluno Pedro Soares RA 142A52
  • Martinez
  • SOARES
  • soares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!