pedro alvares cabral

Páginas: 2 (360 palavras) Publicado: 7 de junho de 2014
Guerreiro. Nobre, porém filho segundo. Honrarias? Só as alcançadas por valor e esforço próprios, que não por nascimento. D. João II já lhe dera tença por bons serviços militares prestados à Coroa.Agora D. Manuel I confia-lhe o comando da segunda expedição à Índia, 13 naves, 1500 homens. Terá que submeter o Samorim de Calecute, o qual tanto afrontara Vasco da Gama. Terá que lançar a primeirapedra do império lusitano do Oriente.

Bem sabe que o mundo é guerra e perfídia. Mas coisas que o ódio nega, o temor as concede. Também sabe que há sinas e maldições a perseguir os fortes. PedroÁlvares Cabral tudo enfrenta, é homem de um só desígnio, antes quebrar que torcer.

Honras e pompas em Sta. Maria de Belém e a 9 de Março de 1500 fazem-se ao largo. Antes, El-rei D. Manuel falara-lhe deterra que, frente à África, existirá a ocidente do Mar Oceano. Que a descobrisse, se pudesse. Talvez por ela D. João II tenha insistido em transferir o meridiano divisor do Tratado de Tordesilhas de100 para 370 léguas a oeste de Cabo Verde.

Na armada, entre outros seguem Pero Vaz de Caminha, cronista d'El-rei. E ainda Bartolomeu Dias, o primeiro a dobrar o Cabo da Boa Esperança. Também oseu irmão Diogo Dias e Nicolau Coelho, que foi um dos comandantes da expedição de Vasco da Gama.

Primeira maldição: nas águas de Cabo Verde desaparece uma das naus. Ninguém saberá dela, nunca mais.Das 13 ficam 12.

Frente à Guiné tomam barlavento (1). Américo Vespúcio (2) não entende a manobra, resmunga que os portugueses nada sabem de navegação... Deixá-lo resmungar, o italiano é bommarinheiro, tem direito a um resmungo... Tocadas por sueste, as naus são empurradas para ocidente. Girará depois o vento para sudoeste e tornará a armada à costa d'África, porém em latitudes bem mais aosul. Abaixo do Equador descreverá assim um amplo arco de círculo no Mar Oceano.

Mas grandes surpresas esperam Cabral, homem que, em nome d'El-rei de Portugal, navega disposto a enfrentar tudo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedro Álvares Cabral
  • As viagens de Pedro Álvares Cabral
  • Pedro Alvares Cabral
  • Biografia de pedro álvares cabral
  • A Caravana De Pedro Alvares Cabral
  • Biografia de pedro alvares cabral
  • Pedro Alvares Cabral
  • pedro alvares cabral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!