pedreiro

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
CURSO DE PEDREIRO - REDAÇÃO

A construção acontece a muitos anos antes de Cristo, existem muitas construções que até hoje nem os cientistas conseguiram descobrir como foi efetuada, com tão poucos recursos, como por exemplo Stonehenge (Monumento Inglês formada por pedras), e as pirâmides do Egito. Acredita-se que além das pedras, usavam madeira, troncos de árvores para erguer as pedras emovimenta-las sobre a água ou até mesmo sobre o solo. O uso da argamassa (usada para união de pedras e usada como revestimento para proteger e reforçar as construções) é usado desde antigamente até os tempos de hoje. Antigamente não tinha o cimento, então era utilizado a argila (barro), junco (planta) e até mesmo uma mistura de conchas, areia e óleo de baleia.
Com o passar do tempo os materiais daconstrução civil foram se atualizando, como por exemplo, as argamassas feitas de argila e etc, foram substituídas pelo cimento que antigamente era feito de calcário e argila que misturados com água tornavam-se bem resistente, e até hoje é utilizado. E logo depois foi inventado o concreto (brita, areia, cimento e água), mais utilizado pra fazer estruturas de sustentações das obras (fundações,pilares, lajes e vigas).
Além de todos esse materiais acima citados, o ferro, vidro, cerâmica e a madeira foram e são muito utilizados até hoje. E não são apenas as tecnologias e materiais que fazem parte da construção civil, os pedreiros também, peça essencial em uma obra.
O Pedreiro tem que saber que existe um órgão do governo federal que é responsável pela organização dos trabalhos no país, que é oMinistério do Trabalho e Emprego (MTE), que produziu um documento chamado Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que estão descritas ocupações e o que é preciso para exercê-las. E em todo canteiro de obra existe as hierarquias, que são definidas também pelas cores dos capacetes, Em primeiro o Engenheiro/Aqrquiteto, em segundo os técnicos de obras, em terceiro os mestres/encarregados deobras, em quarto os pedreiros especializados, em quinto os pedreiros e em sexto os ajudantes/serventes de pedreiros.
Nessa Unidade veremos as principais ferramentas e matérias básicos de trabalho de um pedreiro em uma obra.
- PRUMO: existem dois tipos de prumo, o prumo de fase (é formado por dois sólidos unidos por um fio/cordão, que passa exatamente no centro, usado para erguer paredes e verificarse as mesmas estão retas na vertical) e o prumo de centro (formado por um cone e sua ponta possibilita marcar o centro exato de um local).
- NÍVEL: é uma ferramenta também para verificar se uma superfície está nivelada (reta), podendo ser usado na horizontal ou na vertical. Existem dois tipos, o nível de bolha (parece uma régua e pode ser de madeira ou de metal, onde há uma abertura de vidro comlíquido e onde se vê uma bolha de ar, e se essa bolha estiver centralizada é porque a superfície está nivelada) e o nível de mangueira (uma mangueira de plástico transparente, coloca-se água na mesma e observar se a água permanece em um nível constante)
- TRENA: é uma fita métrica retrátil, usada em centímetros, metros, polegadas ou pés. Na maioria as trenas são metálicas mas existem algumas deplástico. Podem ser de 1m, 2m, 5m, 10m e 50m, mas a de 5m para um pedreiro em obras pequenas (casas e prédios residenciais) já cumpri a finalidade.
- ESQUADRO: feita de dois pedaços de metal (algumas de madeira) que formam entre si um ângulo reto (90°), sua utilidade é saber se a parede está formando um ângulo reto com o solo, e quando isso acontece diz que a construção está “no esquadro”.
-COLHER DE PEDREIRO: usada para assentar tijolos, para misturar pequenas quantidades de massa, é feita de metal e na maioria é de ponta redonda e triangular.
- COLHER MEIA-CANA: tem um formato arredondado, e serve para aplicar argamassa no assentamento de tijolos e blocos.
- DESEMPENADEIRAS: usada para retirar excesso de massa em paredes ou pisos , regularizar superfícies e prepará-las para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedreiro
  • pedreiro
  • pedreiro
  • pedreiro
  • Pedreiro
  • pedreiro
  • Os pedreiro
  • pedreiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!