Pedogênese de uma topossequência a margem esquerda do Rio Acre no município de Rio Branco-Ac

Páginas: 10 (2263 palavras) Publicado: 20 de junho de 2013
1 APRESENTAÇÃO

Os estudos na área de solos têm obtido grande avanço em todo o Brasil, entretanto muito ainda pode ser feito, tendo em vista o avanço da pesquisa e tecnologia, bem como a melhoria das práticas de manejo e conservação e de solos.
A classificação taxonômica nos fornece as principais informações do solo objeto de estudo, e nos subsidia para o melhor aproveitamento destes eutilização futura.
Este projeto se limitará no levantamento de solos na margem esquerda do Rio Acre, na propriedade do Sr. Monteiro, atualmente conhecida como Amazônia Rio, localizada próximo à terceira ponte de Rio Branco e ao ETA. Na oportunidade os solos serão caracterizados de acordo com sua morfologia, estrutura física e química. A partir daí, poderão também ser classificados de acordo com o SistemaBrasileiro de Classificação de Solos.

2 IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

Atualmente não se tem estudos sobre a distribuição de solos da à margem esquerda do Rio Acre. Visivelmente, podemos observar grande variação de relevo, o que nos leva a concluir maior transporte de sedimentos, observamos também a crescente utilização da área, já que poucos lugares são mais preservados.
Atendência é que toda esta área sofra grande impacto, daí a crescente preocupação de se obter mais informações sobre o local.


3 HIPÓTESES DA PESQUISA

Por se tratar de uma área próxima ao Rio Acre e por apresentar diferentes tipos de relevo poderemos encontrar no local uma topossequência organizada de perfis de solo.
Onde na parte mais alta (topo), podemos encontrar solos maisdesenvolvidos pedogeneticamente, na parte de declive (escarpa), solos mais jovens e na parte mais baixa (planície aluvial), solos hidromórficos, já que se evidencia forte influência da água na formação destes.

4 JUSTIFICATIVA

A caracterização dos solos da área em questão, fornecerá subsídios para outras pesquisas, bem como para futura utilização da área, já que os dados que serão levantados são degrande relevância.
A pressão urbana que ocorre na área é crescente, mas mesmo assim temos encontrado lugares mais preservados, onde poderemos ter uma idéia mas precisa sobre a formação destes solos.

5 PERSPECTIVA

Essa pesquisa terá o intuito de embasar com informações precisas, futuros estudos e o destino correto do local em questão, já que não foi encontrado registro de pesquisas ouestudo dos solos deste local. Verificamos assim, uma oportunidade de contribuir com o município, o estado e todo o meio científico.

6 OBJETIVO

6.1 Objetivo geral
Classificar química, física e morfologicamente os solos da margem esquerda do Rio Acre próximo à terceira ponte de Rio Branco.

6.2 Objetivos específicos
- Subsidiar pesquisas e estudos da área em questão;
- Incentivar a utilizaçãocorreta dos solos ali localizados;
- Classificar os solos encontrados na área de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de solos.



7 REVISÃO DE LITERATURA

Localizado no extremo oeste do Brasil, o estado do Acre, possui uma superfície de 153.149,9 km2 correspondente a 1,8 % do território brasileiro e 3,9 % da Amazônia brasileira ( ACRE 2000).
O clima é do tipo equatorialquente e úmido com altas temperaturas e altos índices de precipitação pluviométrica. A temperatura média anual está em torno de 24,5 ºC. Possui uma hidrografia bastante complexa e bem distribuída. A geologia do estado é composta basicamente por rochas sedimentares (BRASIL 1976).
Conforme EMBRAPA (2006), o solo é uma correlação de corpos naturais constituídos por parte sólidas, líquidas e gasosas,tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos que ocupam a maior parte do manto superficial das extensões continentais do nosso planeta, contém matéria viva e podem ser vegetados na natureza onde ocorrem e, eventualmente, terem sido modificados por interferências do homem.
De acordo com SILVA (1999), os solos presentes no estado do Acre são diferenciados no que se refere...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lazer em rio branco acre
  • rio branco AC
  • caracteriza o do municipio de Rio Branco
  • Plano diretor/Rio branco
  • Degradação da mata ciliar na margem esquerda do rio soturno
  • ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM RIO BRANCO /AC
  • rio acre
  • Mortalidade Materna e Fetal no Município de Rio Branco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!