Pedogênese de uma topossequência a margem esquerda do Rio Acre no município de Rio Branco-Ac

2263 palavras 10 páginas
1 APRESENTAÇÃO

Os estudos na área de solos têm obtido grande avanço em todo o Brasil, entretanto muito ainda pode ser feito, tendo em vista o avanço da pesquisa e tecnologia, bem como a melhoria das práticas de manejo e conservação e de solos.
A classificação taxonômica nos fornece as principais informações do solo objeto de estudo, e nos subsidia para o melhor aproveitamento destes e utilização futura.
Este projeto se limitará no levantamento de solos na margem esquerda do Rio Acre, na propriedade do Sr. Monteiro, atualmente conhecida como Amazônia Rio, localizada próximo à terceira ponte de Rio Branco e ao ETA. Na oportunidade os solos serão caracterizados de acordo com sua morfologia, estrutura física e química. A partir daí, poderão também ser classificados de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.

2 IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

Atualmente não se tem estudos sobre a distribuição de solos da à margem esquerda do Rio Acre. Visivelmente, podemos observar grande variação de relevo, o que nos leva a concluir maior transporte de sedimentos, observamos também a crescente utilização da área, já que poucos lugares são mais preservados.
A tendência é que toda esta área sofra grande impacto, daí a crescente preocupação de se obter mais informações sobre o local.

3 HIPÓTESES DA PESQUISA

Por se tratar de uma área próxima ao Rio Acre e por apresentar diferentes tipos de relevo poderemos encontrar no local uma topossequência organizada de perfis de solo.
Onde na parte mais alta (topo), podemos encontrar solos mais desenvolvidos pedogeneticamente, na parte de declive (escarpa), solos mais jovens e na parte mais baixa (planície aluvial), solos hidromórficos, já que se evidencia forte influência da água na formação destes. 4 JUSTIFICATIVA A caracterização dos solos da área em questão, fornecerá subsídios para outras pesquisas, bem como para futura utilização da área, já que os dados que serão levantados são de

Relacionados

  • MANUAL TECNICO DE PEDOLOGIA
    82047 palavras | 329 páginas
  • Pedologia
    82346 palavras | 330 páginas