pedfo

270 palavras 2 páginas
Capítulo 2 – O mercado de trabalho

2.1 O mercado de trabalho

As ofertas de emprego no Brasil, avançaram muito nos últimos tempos. Influenciada pelo crescimento da economia. O mercado de trabalho vem crescendo repentinamente desde 2004. Nos três primeiros meses desse ano foram gerados mais de 150 mil empregos, muito maior que o de 2013. A economia brasileira vem apresentando crescimento (especialmente se comparada à outros países), embora a taxas não tão robustas como as verificadas até 2010.
Com a taxa de desemprego em níveis reduzidos, cerca de mais de 3% entre 2012 e 2014, o Brasil foi um dos países que demonstrou a melhor reação do mercado de trabalho, influenciando no aumento dos salários.

Fontes: https://www.pt.org.br/mercado-de-trabalho-brasileiro-o-melhor-da-historia/http://www.teoriaedebate.org.br/materias/economia/o-mercado-de-trabalho-brasileiro-recente?page=full

2.2 Análise atual do mercado de trabalho

O mercado de trabalho brasileiro apresentou bom desempenho nos primeiros meses do ano, mas a piora do emprego industrial acendeu um sinal de alerta para as previsões de criação de vagas nos próximos meses.
A avaliação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o instituto ressaltou crescimento no valor do rendimento médio dos trabalhadores, em particular no primeiro trimestre de 2012. Além disso, o Ipea salientou que as taxas de desemprego e de informalidade anunciadas permaneceram em patamares mais baixos do que as apuradas no mesmo período em anos anteriores. A perda de dinamismo no emprego industrial, contudo, levou o instituto a assumir uma postura cautelosa quanto às estimativas para a taxa de desemprego e para o mercado de trabalho.

Fonte: http://www.valor.com.br/brasil/2810678/cenario-do-mercado-de-trabalho-e-bom-mas-industria-preocupa-diz-ipea

Relacionados