PEDAL FUZZ BERTOLA

1963 palavras 8 páginas
Os projetos Bertola
O Super Fuzz
Durante muito tempo lidei com guitarras e contrabaixos elétricos, seja como luthier ou como músico amador.
A partir de determinado momento passei a pesquisar a construção de pedais e empreendi uma pesquisa na internet com esse intuito.
Como não sou versado em eletrônica optei por um projeto que fosse efetivo, porém simples e fácil de confeccionar, e que pudesse ser usado, mediante conversão, tanto para guitarra quanto para baixo elétrico.
O circuito que reúne em si mesmo tais características é o do velho e eficaz Fuzz Face; um dos primeiros pedais de distorção fuzz comerciais, e cuja fama foi consolidada por ninguém menos que Jimi Hendrix.
O circuito original em si é muito simples, e compõe-se de 1 chave SPDT ou DPDT, 2 transistores, 2 potenciômetros, 2 “plugs” P-10 (1 estereo e 1 mono), 3 capacitores e 4 resistores, mais a placa do circuito e uma caixa metálica em formato de “mini-pizza”.
Os pedais originais fabricados pela Arbiter utilizavam transistores de Germanium PNP AC128 e chave de ligação SPDT (3 pólos); daí resultou minha primeira dificuldade, pois esses transistores são muito difíceis de conseguir e não são mais fabricados.
Nos textos que pesquisei relata-se que em 1970 a fabrica converteu sua produção para os transistores de
Silício, pois os de Germanium estavam obsoletos, apresentavam “fugas” e tinham uma “vida” curta, bem como se danificavam facilmente com o calor (mesmo do sol), apesar disto os fuzzes com transistores de Germanium apresentavam duas interessantes características: Uma distorção agradável e melodiosa e o som “limpava” quando se abaixava o volume da guitarra (no potenciômetro da mesma). A distorção “musical” era fruto de pedais em que os dois transistores AC128 apresentavam Hfe's ideais (em torno de 60/80 para o Tr1 e 80/100 para o Tr2), bem como
“casamento” de bias entre eles (o que era fortuito, pois nem todos os exemplares apresentavam essas características, por isso haviam FF's

Relacionados

  • Musica guitar
    11201 palavras | 45 páginas
  • Apostila de pedais de efeitos de guitarra
    12808 palavras | 52 páginas