PEDAGOIA BASEADA EM CARL ROGERS N O DIRETIVA

252 palavras 2 páginas
PEDAGOIA BASEADA EM CARL ROGERS

Para o fundador da terapia não-diretiva, a tarefa do professor é liberar o caminho e despertar o interesse do aluno, tornando-o mais independente e menos limitado, sempre visando à liberdade e um coletivo no processo de aprendizagem. A concepção renovada não-diretiva relega à escola o papel de formar atitudes.

AUTO CONHECIMENTO Os conteúdos são dispensáveis, prioriza-se o desenvolvimento das relações e da comunicação, visando facilitar meios para que os alunos construam seu próprio conhecimento. AUTO AVALIAÇÃO

Não existe uma metodologia definida, e sim um empenho do professor em desenvolver meios próprios que facilitem a aprendizagem do educando, utilizando técnicas de sensibilização que favoreçam o diálogo. REPRESENTANÇÃO DOCENTE

O professor assume o papel de facilitador e especialista em relações humanas.
A aprendizagem baseia-se na busca da auto-realização e capacidade de transformar suas próprias percepções. Desta forma a avaliação escolar torna-se desnecessária.

CONCLUSÃO

A idéia de uma boa educação, surge na necessidade do desenvolvimento e da realização pessoal, no sentido de bem estar próprio e do seu semelhante, onde o centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinadores, mas sim o aluno ativo e curioso, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências significativas. Essa pedagogia apresenta-se mais democrática e acredita-se na crença, de que a relação entre as pessoas pode ser mais justa e sem divisão de classes sociais. O que não podemos deixar de destacar, a semelhança pensamento apresentado pelo brasileiro Paulo Freire.

Relacionados