pedagogo

Páginas: 14 (3372 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014






SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia





asmen da silva almeida



RESÍDUOS SÓLIDOS em cruzeiro do sul – acre













Cruzeiro do su acre
15/05/2014

ASMEN DA SILVA ALMEIDA














Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Prof.CRUZEIRO DO SUL –ACRE
15/05/2014




INTRODUÇÃO

Entre os atuais paradoxos da sociedade de hoje, o lixo é um dos que causam maiores constrangimentos para todos, desde o simples cidadão ate o poder executivo. O lixo tornou-se uma das grandes preocupações de ordem sanitária e ambiental dos prefeitos de todas as cidades brasileiras. (FREITAS, 2008). São de responsabilidade domunicípio a limpeza urbana, a coleta domiciliar e a destinação final do lixo. Esses são assuntos para as autoridades e prefeitos de todas as cidades brasileiras, mais nesse artigo nos prenderemos a cidade de Cruzeiro do Sul – Acre. A cidade de Cruzeiro do Sul, estar localizada a Oeste do Estado do Acre, na Amazônia brasileira, sua área é de 7.925 Km², o equivalente a mais ou menos, 5% da área doEstado do Acre, e 0.2057 % da área da região e 0.0933 % de todo o território brasileiro. (Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, 1 de julho de 2008).
Manter uma cidade limpa é uma preocupação que todos os governantes devem ter, pois as consequências do contrario são terríveis, como, proliferação de doenças, comunidade com altosíndices de doenças parasitarias entre outras questões os abalos ambientais que isso pode causar, por exemplo, poluição dos lençóis freáticos através do Chu rume liberado nos canais através do mau uso dos resíduos sólidos de uma cidade.
REFERENCIAL TEÓRICO.
O impacto ambiental deve ser entendido como qualquer alteração feita pelo homem ao meio ambiente, conforme a legislação brasileira (ResoluçãoCONAMA 001, de 23.01.1986) afirma ser impacto ambiental "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I a saúde, a segurança e o bem estar da população; II as atividades sociais e econômicas; III a biota;IV as condições estéticas e sanitáriasdo meio ambiente; e V a qualidade dos recursos ambientais"A questão ambiental vem sendo amplamente discutida visto que a sociedade foi despertada em decorrência da destruição dos diversos recursos naturais do nosso planeta.MOURA (2002, p. 1) afirma que, "Ao longo do tempo o homem sempre utilizou os recursos naturais do planeta. Os recursos eram abundantes e a natureza aceitava os despejos deresíduos realizados. Hoje, a questão ambiental é um dos assuntos que mais tem atraído a atenção das pessoas, pela valorização que se dá à qualidade de vida e pela percepção de que as consequências do descaso com o meio ambiente têm conduzido a situações criticas para a própria sobrevivência da humanidade em longo prazo."
Entre os problemas mais discutidos, o que mais se destaca, por sua gravidade eexistência em todos os locais, é o lixo. O problema não é atual, tendo em vista que o homem produz lixo desde a sua origem na Terra.  RODRIGUES e CAVINATTO (1997, p.10) afirmam que "no decorrer deste século, a população mundial dobrou de tamanho, porém a quantidade de lixo produzido no mesmo período aumentou numa proporção muito maior". A concentração populacional e o processo de industrializaçãotrouxeram, a partir do século XX, aumento da quantidade de lixo e também mudanças na sua composição. Ao lixo, que até então era formado por restos de alimentos, cascas e sobras de vegetais e papéis, foram sendo incorporados novos materiais como vidro, plásticos, isopor, borracha, alumínios entre outros de difícil decomposição.
Nos últimos anos as lutas contra os impactos ambientais causados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogo
  • Pedagogo
  • O pedagogo
  • O pedagogo
  • pedagogo
  • Pedagogo
  • pedagogo
  • pedagógo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!