pedagogia

Páginas: 4 (786 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo da época do iluminismo.
O iluminismo é um período que marca o fim da transição entre feudalismo e capitalismo, surge em uma época de grandestransformações tecnológicas, com a invenção do tear mecânico, da máquina a vapor, entre outras.
Para os teóricos do Iluminismo o homem é naturalmente bom e todos nascem iguais,Para Rousseau o homem nascebom e sem vícios – o bom selvagem – mas depois é pervertido pela sociedade civilizada. Defende a pequena burguesia e inspira os ideais da Revolução Francesa.
Na ordem natural os homens são todosiguais,a sua vocação comum é o estado de homem e, qualquer pessoa que seja bem educada para isso,não pode exercer mal esse estado.'' O homem que mais viveu não é o que conta mais anos mas aquele que maissentiu a vida''(Rousseau p.3)
Toda maldade vem da fraqueza. A criança é má porque é fraca,tornai-a forte,e será boa,aquele que tivesse poder para tudo,nunca faria mal.
'' Que corra,que se debata,que caia cem vezes por dia,tanto melhor. Mais cedo aprenderá a se levantar''( Rousseau p.3)
É assim que tornamos a criança paciente,igual,resignada,calma,mesmo quando não obtiver aquilo que desejouporque é próprio da natureza humana suportar com paciência a necessidade das coisas mas não a má vontade alheia.
A primeira educação deve ser puramente negativa. Consiste em garantir o coração contra ovicio, e o espírito contra o erro, e não ensinar nem a virtude nem a verdade. A única lição de moral que convém a infância e a mais importante para toda a idade, é a única fazer mal a ninguém.
''Nãose trata de saber tudo o que existe, mas o que é verdadeiramente útil''(Rousseau p.4).
Nem um outro livro que não seja o mundo, nem uma outra instrução que não seja os fatos.Fazei com que nossosalunos estejam atentos aos fatos da natureza,mas, para alimentar a sua curiosidade,não vos apressais nunca em atenazá-la,que ela saiba as coisas porque as compreendeu por si e nunca porque haveis dito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!