pedagogia

Páginas: 3 (521 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Universidade de Ubera
Fichamento do livro- contar História: uma arte sem idade.
Cachoeiro- Espírito Santo 2014
Referencia bibliográfica
Coelho, Betty.contar Historia: uma arte sem idade. 10°Ed. São Paulo: Atica1999.
A autora relata suas experiências como contadora de historias, que teve início durante seu estágio no curso de magistério, uma tentativa muito bem sucedida de chamar aatenção das crianças que se encontravam numa sala na mais completa desordem e agitação. Percebeu que as histórias prendem a atenção dos ouvintes, além de informar e socializar. Por sentir-se tão gratificadacom esta “arte”, decidiu escrever o livro para ensinar técnicas e reativar o interesse das pessoas para a importância de se contar histórias. (p. 7 – 8)
A história a ser contada, além de sercondizente com os interesses dos ouvintes, que variam de acordo com a faixa etária, deve levar em conta o estilo e o gosto do narrador. Este, por sua vez, deve adaptar a linguagem escrita, respeitando aspeculiaridades de cada faixa etária, tornando a narrativa mais dinâmica e interessante. (p. 13 – 14)
A autora apresenta o quanto é importante o narrador estudar a história, captar a mensagem que nela estaexplícita, o essencial deve ser contado na integra e nos detalhes do narrador pode usar a imaginação e a criatividade (P.22). A história deve conter seus elementos essências, o mais importante é aintrodução, está deve ser curta e conter as informações necessárias sobre o conteúdo da história, depois vem o enredo e por fim a conclusão essa pertence aos ouvintes.
Há diversos recursos para seapresentar uma história como a simples narrativa, narrativa com auxilio de um livro, uso de gravuras, flanelográfo, desenhos ou ainda, com a interferência do narrador e dos ouvintes. (p. 31). Uma mesmahistória pode ser contada de várias formas, a depender dos objetivos e das circunstâncias. (p. 46).
Além de técnicas didáticas o narrador precisa ter naturalidade para contar a história. (p. 50)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!