pedagogia

Páginas: 10 (2318 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CONSULTÓRIO PSICOPEDAGÓGICO
Segundo o Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia, psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.
APsicopedagogia dirige sua atenção a todos aqueles que apresentam dificuldade de aprendizagem e aos que desejam entender e melhorar sua própria capacidade de aprender, independente da idade e do lugar onde atuam.
OBJETIVOS:GERAL:
Visa propiciar atendimento psicopedagógico as crianças, adolescentes e adultos, realizar diagnóstico e intervenção psicopedagógico, utilizando métodos, instrumentos e técnicaspróprias da Psicopedagogia e trabalhos de prevenção.
ESPECÍFICOS:
ა.Favorecer e auxiliar aqueles indivíduos que se sentem impedidos para o saber.
ბ.Auxiliar indivíduos com transtornos de aprendizagem.
გ.Reintegrar o sujeito da aprendizagem a uma vida escolar e social tranqüila, bem como, a uma relação mais afetiva consigo e com o outro.
დ.Levar o indivíduo ao reconhecimento de suaspotencialidades.
ე.Auxiliar o indivíduo no reconhecimento dos limites e como interagir diante deles.
ვ.Ajudar o indivíduo na busca de alternativas para alcançar o saber.
ზ.Ressignificar conceitos que influenciam o indivíduo no momento do aprender.
ჱ.Atender o sujeito que apresenta alguma limitação/dificuldade de aprendizagem;
თ.Estudar o aspecto inter e intra-psíquico do sujeito, investigando o processode aprendizagem.
ი.Diagnosticar em que nível de desenvolvimento o sujeito se encontra.
ია.Propor tratamentos para os possíveis problemas de aprendizagens.
Atendimento psicopedagógico:
a) Observação participante:
A observação é altamente usada em Psicopedagogia porque ela está atrelada ao “ouvir” e ao “olhar” que o Psicopedagogo dirige a todos aqueles que procuram o seu apoio. A observaçãoé participativa porque parte do princípio da “empatia”, da “interação” do “estar contingente” com a situação vivenciada sem impor opiniões e pontos de vista, e sendo afetado por ela. Ao Psicopedagogo não basta ouvir o que o outro tem a dizer, ele tem de participar, auxiliar o outro a articular, a se “resignar” - conformar-se, conciliar-se, harmonizar-se diante de sua história de vida para poderressignificar-se, ou seja, dar um novo significado à sua história e ações.
b) Entrevistas:
As entrevistas realizadas com os pais (Anamnese), com os professores, coordenadores e com outros profissionais têm por finalidade aprofundar as questões apresentadas, esclarecer o que foi observado, entender a modalidade de ensino-aprendizagem de cada envolvido, entender os significados ocultos em seusdiscursos, trocar informações, entender quais são os mitos e as crenças a respeito da aprendizagem.
Para que as entrevistas tenham eficiência é necessário que se crie, antes de tudo, um vínculo de confiança entre as partes envolvidas baseado na ética, na moral e no respeito mútuo na medida em que somente um encontro baseado nesse vínculo permitirá a aprendizagem de todos os envolvidos.
c) Análise dedocumentos:
Os documentos produzidos durante as entrevistas, os dados coletados de outros profissionais e os trabalhos realizados pela criança são usados no sentido de contextualizar o que foi observado, para explicitar as vinculações conscientes e inconscientes, e para identificar a modalidade de ensino-aprendizagem dos envolvidos e, conseqüentemente, para dar continuidade ao atendimento.
d)Orientação aos pais:
A orientação aos pais e responsáveis deve esclarecer dúvidas, preparando e organizando procedimentos de maneira sistemática afim de que a dinâmica familiar possa ser ressignificada gradativamente com apoio, fundamentação teórica e supervisão constante, para melhor conduzir as crianças na construção das modalidades de aprendizagem.
e) Orientação escolar:
A orientação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!