Pedagogia

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
A infância é a idade das brincadeiras. Por meio delas, as crianças satisfazem grande parte de seus desejos e interesses particulares. “O aprendizado da brincadeira, pela criança, propicia a libertação de energias, a expansão da criatividade, fortalece a sociabilidade e estimula a liberdade do desempenho” (Garcia e Marques 1990, p 11)
De acordo com as autoras,a palavra brincar não se relacionaapenas as atividades da criança, pois em todas as faixas etárias, embora as crianças os pratiquem de forma mais freqüente e com mais liberdade.
Quando as crianças brincam observa-se a satisfação que elas experimentam ao participar das atividades. Sinais de alegria, risos, certa excitação são componentes desse prazer, embora a contribuição do brincar vá bem mais alem de impulsos parciais. A criançaconsegue conjugar seu mundo de fantasia com a realidade, transitando, livremente, de uma situação a outra. Há uma ação psicofísica na consecução dos objetivos: no ato de brincar, a criança propõe-se a fazer algo e procura cumprir sua proposição (Garcia e Marques 1990, p 11).
Segundo elas, o significado da atividade lúdica na vida da criança pode ser compreendido melhor considerando os seguintesaspectos:
Preparação para vida;
Liberdade de ação;
Prazer obtido;
Possibilidade de repetição das experiências;
Realização simbólica dos desejos. (Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil)

Para Piaget (1977), as atividades lúdicas fazem parte da vida da criança. O autor identifica três tipos de brincadeiras: brincadeiras de exercícios, brincadeiras simbólicas e brincadeiras regradas. Onosso foco maior seria nas brincadeiras simbólicas e regradas, pois é onde se encaixa na faixa etária dos 2 aos 7 anos de idade e é a idade que estamos trabalhando.
No caso das brincadeiras simbólicas, o objeto perde seu valor em si e passa a estar em função daquilo que a criança representa no momento. Por exemplo, pedrinhas podem representar coisas para comer. Os símbolos usados são individuais eespecíficos de cada criança e de cada situação.
No caso das brincadeiras regradas, as regras definem a estrutura das atividades. Para o autor, os jogos com regras são instituições sociais, na medida em que são transmitidos de geração a geração e suas características são independentes da vontade dos indivíduos que participam deles. Alguns são transmitidos com a participação dos adultos, outrospermanecem especificamente infantis.Estes últimos possibilitam uma situação mais favorável à qualidade lúdica e podem colaborar para o desenvolvimento social das crianças.
Interessado especificamente em entender como a criança pratica e tem consciência de regras, uma vez por elas aprende a respeitar o que lhe é transmitido e a conviver em grupo, Piaget (1977) estudou exaustivamente um jogo regrado: ode bolinha de gude.
Os jogos infantis constituem admiráveis instituições sociais. O jogo de bolinhas, entre meninos, comporta, por exemplo, um sistema muito complexo de regras, isto é, todo um código e toda uma jurisprudência. (...) Se desejarmos compreender alguma coisa a respeito da moral da criança é, evidentemente, pela análise de tais fatos que convém começar. Toda moral consiste numsistema de regras e, em essência, toda moralidade deve ser procurada no respeito que o individuo adquire por essas regras. (p.11)

No segundo estagio, que o autor chama de egocêntrico, a criança começa a receber, do exterior, modelos de regras codificadas. No entanto, mesmo imitando esses modelos, ela joga sozinha sem se preocupar em encontrar parceiros. Se por acaso, as crianças estiverem juntas,cada uma joga para si e todas podem ganhar ao mesmo tempo sem se preocupar com a decodificação das regras ou com a uniformização das diferentes maneiras de jogar. Em razão desse duplo aspecto – imitação e utilização individual dos modelos -, o autor denominou essa fase de jogos egocêntricos. (Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil)
Dos 3-4 aos 6-7 anos (segunda fase) a fantasia é acrescentada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!