pedagogia

Páginas: 3 (582 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
“Ninguém ousa duvidar que o ensino da língua escrita e da linguagem oral são imprescindíveis para formar leitores e produtores de textos.”
O ato de ler é incompleto sem o ato de escrever. Um nãopode existir sem o outro. Ler e escrever não apenas palavras, mas ler e escrever a vida, a história. A língua é o suporte de uma dinâmica social, ou seja, é o principal código utilizado pelo homem emsua vida social. Numa sociedade letrada, não se lê e se escreve apenas, mas principalmente se fala.
A valorização social de uma pessoa, atualmente, está intimamente ligada ao seu desempenho escrito,mas também ao oral, pela razão da ampla exposição aos meios de comunicação. Usar bem a língua não significa necessariamente falar e escrever de modo correto, mas de modo adequado à circunstância.Desde pequenas, as crianças estão em contato com a linguagem escrita por meio de seus diferentes portadores de texto, como livros, jornais, embalagens, cartazes, placas de ônibus, etc., iniciando-se noconhecimento desses materiais gráficos antes mesmo de ingressarem na instituição educativa, não esperando a permissão dos adultos para começarem a pensar sobre a escrita e seus usos. Aprender a ler e aescrever fazem parte de um longo processo ligado à participação em práticas sociais de leitura e escrita que se inicia na educação infantil. As crianças que tem pais que praticam a leitura, o diálogocom os filhos e a escrita todos os dias, desenvolvem a leitura e a escrita melhor do que as outras que não são incentivadas.
A linguagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções dediversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais. Quanto mais as crianças puderem falar em situações diferentes, como contar o que lhes aconteceu em casa, contar histórias,dar um recado, explicar um jogo ou pedir uma informação, mais poderão desenvolver suas capacidades comunicativas de maneira significativa. O processo do letramento está associado tanto à construção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!