Pedagogia Pedagogos

Páginas: 48 (11788 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
ESTUDO DIRIGIDO - ORIENTAÇÕES

A realização desta atividade envolve três momentos:
I – Inicialmente será necessário que realizem a leitura do texto Pedagogia e Pedagogos: Inquietações e Buscas, de Jose Carlos Libâneo;
II – Realizar uma pesquisa sobre a vida e obra do autor (Jose Carlos Libâneo) para que possam responder a primeira questão;
III- Em seguida, elabore respostas para asquestões apresentadas abaixo, compondo assim o Sinal de Leitura do texto em questão.

Questões do Sinal


Biografia do autor.
Imagem
José Carlos Libâneo, nasceu no ano de 1945, no interior Paulista, na cidade Angatuba, cursou séries iniciais e o ensino médio no Seminário Diocesano, situado em Sorocaba - SP. Mais tarde em 1966, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC termina a graduação em Filosofia.
Sua carreira profissional iniciou-se em 1967, onde foi diretor do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental durante 6 anos, em São Paulo. Foi fundador e direito do Centro de Treinamento e Formação de Professores da Secretaria de Educação de Goiânia. Em 1975 passa a ser professor universitário da Universidade Federal de Goiânia.
Logo depois em 1984, concluio mestrado sobre a educação escolar brasileira. Em sua dissertação do mestrado de filosofia, deixou visível, a sua atenção voltada para as práticas pedagógicas. E depois em 1990 tornou- se Doutor em educação e em sua tese de doutorado, analisou atentamente a fundamentação teórica e prática do trabalho docente. Desta forma hoje é reconhecido pelas enormes cooperações teóricas que promove na áreada educação e por estar sempre atualizando os seus conhecimentos. Promovendo reflexões críticas sobre a origem histórico- social dos conteúdos de ensino e a forma que são transmitidos.
Em 2005 concluiu o Pós-doutorado pela Universidade de Valladoid, na Espanha. 
Ele é aposentado e professor titular da Universidade Federal de Goiás e atualmente é atuante do programa de pós-graduação sobreeducação, nas áreas de Pesquisa Teoria da Educação e Processos Pedagógicos, como professor Titular da Universidade Católica de Goiás.
Também é coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq: Teorias e Processos educacionais. E realiza pesquisas teóricas na área histórico-cultural, direcionado para a aprendizagem, ensino e  estruturação da escola.
Ele é instrutor de pesquisas e escreve sobre a teoriaeducacional, Didática, política educacional e escolas públicas e para ele as inevitáveis necessidades existentes na educação, faz da escola um espaço de intervenção cultural.



Suas principais obras são:
Imagem
PEDAGOGIA E PEDAGOGOS, PARA QUÊ?
O livro discute questões relacionadas com o campo teórico da Pedagogia, a prática educativa como seu objeto, a relação com as demais ciências daeducação, a identidade profissional do pedagogo e seu papel diante das realidades contemporâneas.

Imagem
EDUCAÇÃO NA ERA DO CONHECIMENTO EM REDE E TRANSDISCIPLINARIDADE
A presente coletânea reúne textos alicerçados na pesquisa e nas práticas dos professores da área de Educação. Seus autores são docentes-pesquisadores de diversas especialidades, dedicados a pensar e sistematizar experiências quebusquem facilitar o domínio das teorias emergentes pelos alunos, preparando-os para um mundo em permanente mudança. Cada texto desta coletânea alude ao desafio de explicar e sistematizar a multiplicidade de referências que prenuncia uma diferente era. Os leitores encontrarão nesta coletânea uma revisão crítica das teorias pedagógicas modernas em face do embate entre modernidade e pós-modernidadee uma tentativa de agrupamento das correntes pedagógicas contemporâneas. 
Imagem
DIDÁTICA
A Didática é tratada neste livro como ramo de estudo da pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sociopolíticas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. José Carlos Líbano propõe o estudo sistemático da Didática com teoria do processo de ensino de modo a unir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é pedagogia e que é pedagogo
  • Pedagogia e Pedagogos
  • o que é pedagogia e quem é o pedagogo
  • o que é pedagogia e quem e o pedagogo
  • O QUE É A PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO
  • PEDAGOGIA E PEDAGOGO
  • O QUE É PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO
  • O que é a pedagogia e quem é o pedagogo”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!