Pedagogia organizacional e avaliação institucional

Páginas: 10 (2383 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CULTURA ULISSES BOYD
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA



ELIETE TOLENTINO

GENY MACIEL

GESSIANE HIIBINER

MARIA EVA LUCAS

MARIUCHA DO ROSÁRIO

ROSANGELA FERREIRA









ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO ORGANIZACIONAL

“EM PROGRAMAS ASSISTENCIAIS”















VITÓRIA (ES)

2012


ELIETETOLENTINO

GENY MACIEL

GESSIANE HIIBINER

MARIA EVA LUCAS

MARIUCHA DO ROSÁRIO

ROSANGELA FERREIRA









ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO ORGANIZACIONAL

“EM PROGRAMAS ASSISTENCIAIS”








Trabalho Acadêmico apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Pedagogia Organizacional e Avaliação Institucional,ministrada pela profª. Marlene Fraga de Abreu, do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação.
















VITÓRIA (ES)

2012


Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relevância do trabalho do pedagogo para além dos muros escolares. Atualmente, a sociedade ampliou o campo de atuação dopedagogo para outros ambientes, como instituições não-escolares, onde se constata a sua importância em todos os segmentos organizados da sociedade. Parte-se da inserção do Pedagogo Habilitado em orientação educacional nas organizações, para atuar junto às equipes de trabalho, encaminhando-os e reabilitando-os com ações para transformação, ou seja, como agentes sociais de mudança, realizando um trabalhovinculado à família, à comunidade, à cultura e à sociedade.




Objetivo da atuação do pedagogo

Identificar os transtornos afetivos não psicóticos em gestantes, intervir com grupos e avaliar as possíveis alterações após intervenção

O atendimento pré-natal de gestantes realizado por uma equipe multiprofissional, conjugando esforços e conhecimentos de diferentes profissionais, revelou–seexcelente oportunidade para, prevenir, detectar e tratar transtornos afetivos das gestantes e, conseqüentemente, de seus filhos.

A disponibilidade do Pedagogo, para ouvir a gestante com uma postura de acolhimento, é o requisito mais importante para ação preventiva. Por meio da interação, o profissional pode detectar variações de humor, de pensamento e comportamento sugestivos de eventualdistúrbio psiquiátrico.

O saber ouvir e avaliar, cada caso, dará postura ao mesmo, na sua atuação e merecimento, sob o qual, será avaliado em meio a distúrbios psicológicos e sociais. O pedagogo, na sua atuação dará a adolescente segurança e momentos sob os quais a mesma busca em meio as suas mudanças, julgamentos, discriminação e exclusões em alguns casos.

Devera estar atento a todos estesconflitos, e estar apto, para sua atuação, mediante conhecimentos, postura, pluralidade e meio, sob o qual estará atuando e vivenciado vários tipos de realidade e situações.

Justificativa

A gestante (adolescente grávidas), quanto mais se concentrar em si mesma e nos seus processos internos, supera mais facilmente suas ansiedades e entra em sintonia com o bebê. A mãe que transmite para o bebê seuamor alimenta a sua auto – estima, faz com que ele se sinta merecedor de ser amado e possa amar intensamente.

Desta forma, o papel do Pedagogo em Programas com casas de abrigo e Assistência a adolescentes grávidas, a cada novo relato e estudo de caso, nos fortalece a importância deste profissional em ser o mediador para uma nova etapa de suas vidas. A relação pedagogo e família se Dara em primeiromomento, na preparação de inter relação das mesmas.

Cabe aos pedagogos fazerem sua parte, mas dentro da consciência de sua própria limitação: os abrigos não poderão ser os únicos responsáveis pela educação dessas adolescentes. Pais e mães precisam deixar sua postura passiva e assumir o papel que lhes caba nessa empreitada. Toda boa educação começa dentro de casa e, quando os pais fazem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação institucional
  • Avaliação institucional
  • avaliaçao institucional
  • avaliação institucional
  • avaliação institucional
  • Avaliação institucional
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
  • avaliação institucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!