Pedagogia Hospitalar

Páginas: 24 (5949 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA
CURSO DE PEDAGOGIA








PEDAGOGIA HOSPITALAR


Carla Leone Lacerda Martendal








PALHOÇA
2014
CARLA LEONE LACERDA MARTENDAL






PEDAGOGIA HOSPITALAR

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção do título de licenciada em Pedagogia pela Faculdade Municipal de Palhoça sob orientação do professor Dr. Percide Freitas.









PALHOÇA
2014
FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA
CURSO DE PEDAGOGIA


PEDAGOGIA HOSPITALAR

FOLHA DE APROVAÇÃO














Palhoça
2014
DEDICATORIA













Dedico este trabalho a minha mãe, esposo e filha e todos que contribuíram direta ou indiretamente em minha formação acadêmica.

AGRADECIMENTOS




Agradeço a todosque contribuíram no decorrer desta jornada, em especial:
A Deus, a quem devo minha vida.
A mae
A minha família que sempre me apoiou nos estudos e nas escolhas tomadas.
A meu esposo Ademir Martendal e filha Sayonara Joaquina Martendal por sempre me incentivarem e compreenderem nos momentos mais difíceis.
Ao orientador Profº. Dr. Perci de Freitas que teve o papel fundamental na elaboraçãodeste trabalho.
A minha amiga Cleonice Civa pelo companheirismo e disponibilidade para me auxiliar em vários momentos.



RESUMO



SUMARIO

INTRODUÇÃO
8
CAPITULO I A PEDAGOGIA HOSPITALAR
10
1.1 HISTÓRIAS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR.
10

































INTRODUÇAO

Este é um trabalho realizado no âmbito acadêmico de TCC (trabalho deConclusão de Curso) para o curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça está fundamentado em pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo o tema “A Pedagogia Hospitalar”.
De inicio a pedagogia hospitalar é a área de atuação profissional que tem como objetivo de ensinamento e levar os conteúdos escolares para as crianças e adolescentes enfermos e hospitalizados, e por motivo de algumadoença, não podem frequentar a rotina dentro da própria escola, dando continuidade ao processo educacional, sem interrupções.
Segundo Matos e Mugiatti (2007, p. 37) a pedagogia hospitalar:
É um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, uma vez que levanta parâmetros para o atendimento de necessidades especiais transitórias do educando, em ambientehospitalar e ou/domiciliar.

Neste contexto, todas as comparações têm o intuito de abranger, ampliar a visão para posteriormente comparar transformações que foram e ainda são desenvolvidas na área da pedagogia hospitalar e suas interferências na vida da acadêmica.
Desta forma,para entender este estudo,questionou-se, o que a pedagogia hospitalar representa e contribui para formação da criançahospitalizada?
Assim para alcançar o objetivo deste estudo, fez-se uma analise sobre as consequências educacionais do processo de educação hospitalar e seus reflexos no aluno e em sua família e, para compreensão dos objetivos específicos, delineou-se da seguinte forma, o identificarão das habilidades, competências e atitudes necessárias do pedagogo na área hospitalar.
Está pesquisa tem como finalidadejustificara atuação do pedagogo na área hospitalar, analisando o desenvolvimento de suas habilidades, competências, desafios, contribuindo para que haja a continuidade no desenvolvimento escolar das crianças no ciclo de alfabetização.
Portanto, a criança sofre influências estando no ambiente hospitalar. Quando se sente fraca, isolada e doente, sem brincar, distante da escola, dos seus amigos e,totalmente desanimada, enfim, sem estímulo para se recuperar.
O Pedagogo, neste contexto ao desenvolver o seu trabalho como paciente hospitalizado, atua o lúdico que conforta algumas irritabilidades, algumas desmotivações e estresses da criança, estimulando o seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor.
Com a continuidade do ensino nesse momento de internamento, o animo e às forças do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PEDAGOGIA HOSPITALAR
  • Pedagogia hospitalar
  • Pedagogia hospitalar
  • pedagogia hospitalar
  • pedagogia hospitalar
  • Pedagogia hospitalar
  • A pedagogia hospitalar
  • Pedagogia Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!