pedagogia do orpimido

444 palavras 2 páginas
Resenha do Livro: Pedagogia do Oprimido

No livro feito por Paulo Freire, diz a respeito em quase todo seu livro tentando abordar a desumanização do opressor e oprimido.

Teoria da ação Antidialógica: ela descreve o homem como um ser pensante e na sua importância para o mundo, fala também que se por exemplo uma pessoa que se dedique a um tipo de liderança inovadora não deve confundir seu papel de representante do diálogo oprimidos, impondo o seu ponto de vista. O caráter revolucionário dos oprimidos, em sua ação transformadora, em si já é uma ação pedagógica.
Em sua descrição sobre o sistema de opressão antidialógico, Paulo Freire descreve que são existem quatro elementos para essa realização de dominação, A primeira delas é a conquista, método pelo qual o opressor impõem jeitosamente sua cultura sobre o opressor, A divisão das massas para poder dominá-las, um povo unido está em eminência de desordem social, esse é o discurso de quem oprime, por isso, evita-se trabalhar conceitos como lutas, revoltas, união, etc. A melhor maneira de conseguir objetivos é manipular as massas. Invasão cultural é um instrumento da conquista dessas massas.

Paulo Freire diz também que o envolvimento do diálogo e cada um respeita sua cultura a união da massa oprimida se faz necessária, e é papel do representante dessa classe mantê-la unida para ganhar força diante uma dificuldade, a organização contribui para a união das massas e também é um sinal de liberdade.

Então, compreendendo a idéia de Paulo Freire nesse livro, vemos que ele elabora conceitos pedagógicos pelos quais o educador deve encaminhar-se para uma transformação no contexto social de dominação que se dá através do processo de educar.

Opressores e oprimidos são vítimas da mesma inconsciência. A conscientização se dá por um processo gradual em que se busca a liberdade sem produzir novos opressores e oprimidos. Ele coloca uma revolução na estrutura social, através da qual o homem como sendo de fundamental

Relacionados

  • educação de jovens e adultos
    2146 palavras | 9 páginas
  • Artigo
    5266 palavras | 22 páginas