pedagogia do oprimido de palulo freire 7 edição fichamento de citação

1363 palavras 6 páginas
Escola Municipal Santa Rafaela Maria.
Coordenadora: Josecléia Oliveira.
Período: Mês de junho de 2013.
Tema: Festa Junina.

Justificativa:
De acordo com historiadores, esta festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nessa época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.
Já a tradição de soltar fogos de artifícios veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas juninas no Nordeste embora sejam comemoradas no quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão.
O mês de junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa junina”. O mês é marcado por grandes comemorações que se tornou uma cultura popular. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
Comidas típicas como o mês de junho é a época da colheita de milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de aipim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá,

Relacionados