Pedagogia da práxis

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
Bibliografia:
Gadotti, Moacir. Pedagogia da práxis, 2º. Ed., São Paulo, Cortez -1998.

Resumo:

2- Reflexões sobre a filosofia da Educação

A sociedade atual encontra-se em profunda crise, na qual somos remetidos a repensar nossos valores e atitudes. Da mesma forma, o papel do profissional da educação precisa ser repensado. É necessário que o professor se assuma enquanto umprofissional, tomando partido e não sendo omisso, neutro, mas sim definido para si de qual lado está, ou está a favor dos oprimidos ou contra eles. Não mais neutro. Este pode agora ascender à sociedade usando a educação como instrumento de luta, levando a população a uma consciência crítica que supere o senso comum.
Entende-se que o povo com posse desses conhecimentos poderá ter condições de seproteger contra a exploração das classes dominantes, se organizando para a construção de uma sociedade menos excludente e democrática. Educadores precisam engajar-se social e politicamente, percebendo as possibilidades da ação social e cultural na luta pela transformação das estruturas opressivas da sociedade classista. Mas antes de tudo precisam conhecer a sociedade em que atuam, e o nível social,econômico e cultural de seus alunos.
Os educadores não podem se colocar na posição de ser superiores, que ensinam um grupo de ignorantes, mas sim na posição humilde daqueles que comunicam um saber relativo a outros que possuem outro saber relativo. É necessário que esses profissionais acreditem na educação, crendo que sem ela nenhuma transformação profunda será realizará.
Todateoria pedagógica tem seus fundamentos em um sistema filosófico. Portanto, ao trabalhar na área de educação, é sempre necessário tomar partido, assumir posições. Toda escolha de uma concepção de educação é, fundamental, o reflexo da escolha de uma filosofia de vida. A filosofia pode contribuir para que a educação seja pensada, analisada e refletida, saindo assim do fazer pelo fazer, sem respaldo quenorteie, o por quê e para quê destina-se esse fazer a filosofia. Ao pensar filosoficamente o educador foge da simplicidade, da ingenuidade e das explicações mágicas ao interpretar os problemas do cotidiano, devendo se aprofundar nas suas analises não se satisfazendo com as aparências, mas buscando a casualidade dos fatos de forma intensa.
A tarefa da filosofia da educação intenciona ligar aprática educacional, dando respaldo para que essa prática seja pensada, refletida, construída, que não seja somente a prática da experiência, mas também reflexiva, que se aposte no estudo do conhecimento.
A educação brasileira é atingida com essa forma de pensar, a qual influência por séculos a escola brasileira. A educação é considerada o único instrumento, gerenciada por um aparelhoestatal que se inaugura a partir de um projeto político implementado.
O escolanovismo, ou seja uma nova escola é fortemente influenciada pelas idéias de Jonh Devey, de quem Anísio Teixeira é interlocutor no Brasil. Essas novas idéias apontam-se na psicologia do desenvolvimento, até o dia de hoje essas disciplinas são bastante prestigiadas nos cursos de formação de professores.
Diante de tudoisso, analisa-se a luz da filosofia sob o seguinte prisma, o Construtivismo mostra o vínculo que há entre os processos epistémicos, psíquicos e pedagógicos. Ao reconhecer a contribuição dessa teoria para a filosofia da educação, é apontada uma crítica ao reducionismo. Mas sua proposta filosófica educacional esbarra na redução da educação, o processo ensino/aprendizagem não leva em conta asespecificações políticas das relações sociais envolvidas. Ainda assim prossegue em sua análise criticando também teóricos cientificistas.
Nessa perspectiva, a filosofia da educação traz em si dois aspectos; o instrumental e o crítico. Entende-se por instrumental o embasamento teórico que a filosofia pode oportunizar para a resolução de problemas práticos. Já o crítico deve despertar o constante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRAXIS
  • Praxis
  • Praxis
  • Praxis
  • Praxis
  • Praxis
  • Práxis
  • Tecncas de praxis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!