Pedagogia da Autonomia

Páginas: 7 (1625 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
Pedagogia da autonomia
Saberes necessários a prática educativa
Paulo Freire

Prefácio: O livro trás o debate acerca da pratica educativa transformadora, a prática do professor em sala de aula e fora dela, da ed. fundamental a pós-graduação.
A ampliação e a diversificação das fontes legitimas do saberes e a necessária coerência entre o "saber fazer" e o "saber-ser-pedagógicos".
Acompreensão da prática docente enquanto dimensão social da formação humana. Assumir postura vigilante em nossas práticas de desumanização.
No contexto do ideário neoliberal, as inversões que pode operar no pensamento e na prática pedagógica ao estimular o individualismo e a competitividade. Como contraponto denunciando o mal estar que vem sido provocado pela lógica do mercado.

Primeiras palavras:Temática central: A questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressista em favor da autonomia do ser dos educandos.
Tom de raiva em que diz das injustiças neoliberais, e aos que são submetidos "esfarrapados do mundo".
Lembra a ética de ser professor "ética no exercício docente". Não a ética do mercado, servindo aos interesses do lucro, mas como práticaespecificamente humana.

Cap. I não há docência sem discência
A reflexão critica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria/prática em a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo.
A prática educativo-crítica ou progressista devem ser conteúdos obrigatórios na formação de professores. O docente precisa assumir-se sujeito também da produção do saber, se convencerde que formar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção, ou a sua construção.
Não há docência sem discência, quem ensina aprende a ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva política ideológica, pedagógica estética e ética, em que a bonitezadeve achar-se de mãos dadas com a decência e com a seriedade.
A força criadora do aprender, de que fazem parte a comparação, a repetição, a constatação, a duvida rebelde, a curiosidade não facilmente satisfeita, que supera os efeitos negativos do falso ensinar.

I. 1 Ensinar exige rirorosidade metódica.
I. 2 Ensinar exige pesquisa.

O educador democrático não pode negar-se o dever de nasua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. A tarefa do docente; não apenas ensinar conteúdos, mas também ensinar a pensar certo.
Observar nas leituras a realidade idealizada, que por sua vez é desligada do "concreto".Não se lê criticamente.
O professor que pensa certo deixa transparecer ao educando que uma das bonitezas de estar nomundo é a capacidade de intervir no mundo. Pensar certo, do ponto de vista do professor, tanto implica o respeito ao senso comum no processo de sua necessária superação quanto o respeito e o estimulo à capacidade criadora do educando. Implica o compromisso do educador com a consciência crítica do educando cuja "promoção" da ingenuidade não se faz automaticamente.

I.3 Ensinar exige respeito aossaberes dos educandos.

É necessário o respeito aos saberes socialmente construidos na prática comunitária. Aproveitar a experiência dos alunos das áreas descuidadas da cidade para discutir a poluição e os baixos níveis de bem estar das populações... A saúde, educação... Porque não há lixos nos bairros nobres?
Discutir a realidade levando ela a disciplina cujo conteúdo se ensina. Intimidadeentre os saberes curriculares e a experiência social adiquirida.


I.4 Ensinar exige criticidade.

A promoção da ingenuidade para a criticidade não se dá automaticamente, uma das tarefas da prática educativa progressista é desenvolver a curiosidade crítica, insatisfeita, indócil.

I.5 Ensinar exige estética e ética.

Transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia da autonomia
  • Pedagogia da autonomia
  • Pedagogia da Autonomia
  • Pedagogia da autonomia
  • pedagogia da autonomia
  • Pedagogia da Autonomia
  • Pedagogia da autonomia
  • Pedagogia da autonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!