Pedagogia é um ato de educar

Páginas: 25 (6162 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2014




Pedagogia é o ato de educar. É se doar inteira para pessoas que você nem conhece, que depende de nós pedagogos formar estas crianças, pessoas do bem e cidadãos corretos, humildes e educados.

Acredito que depende de nós pedagogos para mudar o mundo, pois depende dos adultos futuros que teremos, e estes serão nossas crianças. Ser pedagogo não é simplesmente dar aula, é apartir destasaulas oferecer oportunidades dos alunos crescerem pessoas honestas.

Muitas pessoas que fazem o curso de Pedagogia, quando alguém perguntar que curso a pessoa faz, ela abaixa a cabeça falando que é Pedagogia, como se este curso fosse aquele último curso a ser procurado por alguém para realizá-lo, pois muitos acham que é fácil, não tem muita coisa, faz Pedagogia só para falar que fez algumafaculdade, por isso temos maus professores, que não sabem ministrar uma aula.

Se você não é capacitado para oferecer uma aula digna, e que não seja um professor que pense no futuro dos alunos, só é professor pois é uma "tarefa fácil", saía do curso de Pedagogia. Já existe muitos professores incapacitados, não precisa de mais um.






Devemos pensar que médico, engenheiro, psicólogo, e atémesmo o presidente da República passa pelas nossas mãos pedagogos. Portanto queridos pedagogos não abaixem a cabeça, pois não há curso mais glorioso que o Pedagogia.

Quando alguém perguntar que curso fazemos, erguem a cabeça e fale Pedagogia, sou Pedagogo. Eu particularmente tenho orgulho de ser Pedagoga, não existe trabalho mais gratificante que ficar com crianças inocentes, onde depende de nósfazermos elas pessoas justas e honestas.
http://www.mabilee.com/2009/06/o-que-e-pedagogia.html

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar esupervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processode aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.
guiadoestudante.abril.com.br

Qua, 21 de Abril de 2004 21:00
Os debates e polêmicas em relação ao curso de Pedagogia podem não Ter o progresso que se espera se os intelectuais e pesquisadores nãoenfrentarem a questão: o que queremos dizer quando utilizamos o termo "pedagogia". É verdade que ele se presta a vários significados conforme a tradição cultural, científica e epistemológica a que se recorra. Em vários países europeus, a pedagogia é reconhecida como ciência mas, em outros, é substituída por ciências da educação ou tem seu conteúdo identificado com a didática. Mas, a despeito dessadiversidade de significados, sempre há uma arrazoado teórico que o justifique. Entre nós, todavia, tem sido muito frequente certa improvisação quando se trata de conceituar pedagogia ou de argumentar sobre questões de formação pedagógica de professores. Por exemplo, padece de suporte conceitual e histórico a idéia corrente entre educadores brasileiros de denominar pedagogia o curso de formação deprofessores para as séries iniciais do Ensino Fundamental e o pedagogo o professor formado por esse curso. Certamente o campo da pedagogia e do exercício pedagógico inclui o trabalho dos professores e sua formação profissional, mas não há identidade conceitual entre pedagogia e formação de professores. Diferentemente desta posição, este texto apresenta um ponto de vista explícito sobre a natureza e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Docência o Ato de Educar e Cuidar
  • O ato de Educar com as tecnologias
  • Educar um ato de amar
  • EDUCAR PARA A VIDA OU PARA O TRABALHO? PEDAGOGIA!
  • Tcc pedagogia educar
  • Educar, civilização e pedagogia
  • Conclusão: O ato de educar: aprender e ensinar
  • A dimensão política da pedagogia libertadora na prática do bb-educar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!