pedagoga

Páginas: 13 (3141 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Resumo do livro:
Brinquedo e Cultura de Gilles Brougère.

Ana Laura de Paula Araujo.

Para realizar nosso Estudo Independente obtivemos orientação e recomendação da Professora, o livro “Brinquedo e Cultura de Gilles Brougère”, para complementar o tema de nosso Portfólio: “A ludicidade na espécie humana”.
Gilles Brougère é formado em Filosofia e Antropologia, é mestre de conferencias ediretor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Paris - Norte, o qual dirige um programa de formação único na França, consagrado à relação entre brincadeira, brinquedo, educação e a Pedagogia pré-escolar. Nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos de orientação acadêmica e pesquisas no Brasil junto à Faculdade de Educação da USP.
O livro Brinquedo e Cultura de Gilles Brougèreda Editora Cortez, foi escrito em 1995 contendo 7 capítulos e busca discutir a relação entre a brincadeira e a cultura, e tenta compreender o funcionamento social e simbólico do brinquedo.
Brougère relata que a brincadeira, entendida em seu aspecto livre ou sob a forma de jogo com regras, possui uma função simbólica e funcional: “... elas se fundem, o valor simbólico é a função” (p.14). A brincadeira só existe na liberdade que a criança tem de iniciativa, opinião compartilhada por Vygotsky, que acredita na atividade imaginária como critério de diferenciação do brincar em relação a outras atividades realizadas pelas crianças.
As crianças entram em contato o tempo todo, durante a brincadeira, com signos produzidos pela cultura à qual pertencem. No brinquedo a imagem possui umpapel importante, principalmente quando a relacionamos com a função, o significado, a construção, a industrialização ou a representação, todos estes pontos estão relacionados, e a imagem assume uma posição central.

... a imagem do brinquedo não é qualquer imagem: ela deve ser manipulável no interior da atividade lúdica da criança e corresponder à lógica da brincadeira e da expectativa daqueleque orienta na compra em termos de imagem. (p.19-20).

Quando a criança cresce, ela não precisa mais ser seduzida por objetos que a lembram quem ela é, somente irá buscar são imagens de seu futuro, as que lhe aproximarão da adolescência ou até mesmo da fase adulta, e é a imagem do brinquedo que irá estreitar essa relação da criança com seu futuro, da idealização com a concretização.“... a imagem traduz o desejo: desejo da criança ideal, desejo de ser adulto”. (p.21).
Deste modo, imagem e função estão interligados por justamente serem responsáveis por toda a significação do objeto. Um objeto sem uma imagem que seduza perde-se num objeto somente funcional, enquanto que um objeto com um grande potencial de imagem, mas sem uma função deixa de ter qualquer significação,porém é a função que motiva a criança ao brincar explorando seu instrumento por completo. Para que um objeto qualquer se transforme em brinquedo, que para a criança isso não é nada difícil, basta que ela tenha espaço para sua imaginação fluir, e então a função lúdica daquele objeto se evidencia, eis um brinquedo.
Para Brougère, a brincadeira de casinha, os brinquedos de guerra, os heróisda televisão ou a sandaliazinha da dançarina de axé são elementos que encerram em si significados e ideologias. Neste sentido é que ocorre a bidirecionalidade da transmissão cultural, pois a atividade de brincar da criança é estruturada conforme os sistemas de significado cultural do grupo a que ela pertence. Mas, ao mesmo tempo, esta atividade é reorganizada no próprio ato de brincar da criança,de acordo com o sentido particular por ela atribuído às suas ações, em interação com seus pares ou com os membros mais competentes de sua cultura. Nesse processo, tanto os significados coletivos quanto os sentidos pessoais são remodelados e redefinidos continuamente.
A imagem do brinquedo deve atingir a criança de acordo com o seu desenvolvimento, por exemplo, um bebê ou criança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagoga
  • pedagoga
  • PEDAGOGA
  • Pedagoga
  • pedagoga
  • PEDAGOGA
  • Pedagoga
  • pedagoga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!