Pedagoga

Páginas: 4 (938 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1. Explique a importância do aprendizado da Língua de Sinais na construção da identidade da pessoa surda e seu desenvolvimento cognitivo.

A linguagem faz parte do ser - humano para que eledesenvolva tanto as funções sociais, quanto para que ele seja capaz de se expressar e comunicar, interagindo com mundo. Antigamente, preconceituosamente, desacreditava-se na capacidade do surdo em aprendere se desenvolver, porém tais conceitos foram sendo desmistificados com o tempo. Estudos recentes comprovam que as estruturas mentais das crianças surdas são como as dos ouvintes e o ensino da línguade sinais na primeira infância é essencial como parte deste processo.
As teorias sobre desenvolvimento cognitivo procuradas para entender a relação entre cérebro e linguagem mostram que é necessárioconsiderar a plasticidade do cérebro como efeito das interações sociais. Alguns trabalhos voltados ao funcionamento neurofisiológico na surdez comprovam o efeito da plasticidade quando uma das viassensoriais – no caso a auditiva – está ausente. [...] Pesquisas com neuroimagem têm revelado que as áreas mais especializadas para as associações auditivas são ocupadas por funções visuoespaciais emcrianças que aprendem línguas de sinais na primeira infância. É um funcionamento diferente, mas que permite ao sujeito desenvolver todas as atividades linguístico-cognitivas mais complexas. Para Luria,os fenômenos cerebrais e mentais são também concebidos como resultantes da interação do sujeito com o mundo e com os outros, uma relação inscrita sócio- histórico-culturalmente.
A criança que setornará um jovem e futuramente um adulto ao ter uma língua que permita efetivamente sua comunicação, terá sua identidade construída culturalmente de melhor forma já que ela compreenderá seu contexto.Quanto mais cedo à aquisição for feita, mais benefícios para o individuo.



2. Por que precisou reconhecer legalmente a Libras no Brasil?

O reconhecimento da Libras legalmente como a língua de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagoga
  • pedagoga
  • PEDAGOGA
  • Pedagoga
  • pedagoga
  • PEDAGOGA
  • Pedagoga
  • pedagoga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!