Pedagodia - Portfólio individual Multidisciplinar 1° semestre - Unopar - Diversidade

1640 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

LUANA DIAS

DIVERSIDADE

Cidade
Ano de entrega

LUANA DIAS

DIVERSIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade e diversidade no Contexto Educacional; Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico; Comunicação e Linguagem; Seminário I.

Prof. Okçana Battini; Fábio Luiz; Bernadete; Márcia Bastos; Lilian Salete A. M. Lima.

Uberlandia
2013

Introdução

Para que todos, com enfoque no Educador, possa viver democraticamente em uma sociedade multicultural é preciso conhecer e respeitar as diferentes culturas que a constituem, sendo que nem sempre é fácil lidar com a diversidade. A Diversidade é um conceito amplo, com aplicação em diferentes campos do conhecimento humano. Significa variedade, algo que oferece vários aspectos e está inserida em nosso cotidiano e ás vezes não a vemos com bons olhos devido ao preconceito dos alunos, ou talvez o nosso próprio. Vamos refletir que pensamos em modernidade, e voltamos aos mesmos moldes, aos mesmos conceitos, aos mesmos padrões que anteriormente criticávamos.
Isso se enfatiza também, por meio do tratamento que nossas crianças recebem. No passado elas não tinham vez, não tinham voz ativa na sociedade nem um tratamento diferenciado. Hoje á tratamos com muito mais zelo e temos um olhar focado para ela, com leis específicas e cuidados específicos.
Dentre os diferentes costumes de uma sociedade esta também praticas ligadas a religião. Religiões com várias restrições, outras com nem tantas e aqueles que não são praticantes de religião alguma.
Há também os diferentes dialetos e a diversidade na comunicação.
Dentro deste contexto, três tipos de diversidade merecem destaque no campo educacional. São elas:
A Diversidade Cultural: mostrando a diversidade de

Relacionados