PECUÁRIA BIOLÓGICA E A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE METODOS SUSTENTAVEIS

1204 palavras 5 páginas
PECUÁRIA BIOLÓGICA E A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS SUSTENTÁVEIS

Mauren Alana de Castro

Introdução

A carne vermelha possui um importantíssimo valor na alimentação humana pelo seu alto conteúdo de proteínas, que é uma das bases de formação das células, e um dos elementos indispensáveis à vida e ao crescimento. Por ser apetitosa, a carne é um estimulante da produção dos sucos digestivos o que facilita a digestão. Sacia mais que qualquer outro alimento e dá uma sensação duradoura de bem estar que faz não sentir fome por várias horas. Reconhecida como excelente fonte de vitamina B, principalmente da vitamina B1, a tiamina, uma das mais essenciais para o organismo humano. Também é fonte de ferro na conformação heme, extremamente importante, pois é altamente aproveitável.
Além dos benefícios nutricionais da carne, a indústria pecuária é de significativa relevância na economia brasileira e mundial. Um recente estudo feito pela Scott Consultoria aponta cerca de 2,95 milhões de empregos gerados pelas fazendas de pecuárias no Brasil. A estimativa de empregos diretos nas fazendas foi feita com base na quantidade de propriedades rurais com bovinos de corte divulgados pelo IBGE. O setor pecuário, atualmente, representa 6,5% do PIB brasileiro, gera 18% das exportações do agronegócio nacional e já passou por vários ciclos de expansão e retração, mas, em média, sempre cresceu, inovou, não deixando dúvidas que constitui um dos nossos principais pilares econômicos.
Em contrapartida, temos o grande impacto ambiental gerado pela prática. O alto indicie de emissão de gases de efeito estufa liberado na digestão do bovino, na substituição da vegetação por pastagens e na queima do solo para a manutenção das mesmas são de extrema preocupação. Além, é claro, dos maus tratos aos animais, encarado por muitos como algo normal.
Pensando em todas estas questões alguns países da Europa Ocidental desenvolveram uma forma de produção ‘alternativa’ que permite a

Relacionados