Pebles e patrícios

402 palavras 2 páginas
Pebles
São as pessoas que não nasceram em meio a nobreza . A classe baixa da população,povo . Eram homens livres, podiam possuir terras, pagavam impostos e prestavam serviços militares, praticavam o comércio, faziam artesanato e trabalhos agrícolas.. Compunham a maioria da população, mas, durante a Monarquia, não eram considerados cidadãos.
Durante as guerras de conquistas, somente os patrícios eram privilegiados. Os patrícios, interessados em conquistar Lácio, precisavam dos plebeus, propondo, assim, a criação de um pretório que protegesse a plebe: o Tribunato da Plebe. Após esse período, surgiu uma série de leis escritas entre as quais poderemos citar:Lei das Doze Tábuas – em 450 a.C., que constituiu um dos fundamentos do direito romano. Os plebeus habitavam o solo romano, sem integrar a cidade ,eles tinham o domicílio, mas, não a pátria.
Como eu citei antes, No período monárquico, os plebeus não eram considerados cidadãos, portanto não tinham direitos políticos, não podendo nem formar famílias legalmente reconhecida, como os patrícios. Viviam ameaçados pela escravidão por dívidas e tinham que pagar altos impostos
Na republica, eles conquistaram o direito de eleger os tribuno a peble, em uma assembléia . Também conquistaram o direito de casarem-se com patrícios através da canuleia, votada pouco tempo depois da lei da XII tabuas e o direito de eleger magistrados plebeus.

Patrícios Os patrícios, cidadãos de República Romana, constituíam a aristocracia romana, os único que tinha a exclusiva possibilidade de se tornarem soberanos de Roma e também a de serem senadores.Desempenhavam altas funções públicas, no exército, na religião, na justiça ou na administração. Os patrícios, descendentes das famílias mais antigas de Roma, ou seja, também dos chefes tribais da região do período pré-romano, foram, durante o Reino de Roma, a República Romana e o Império Romano, os donos das maiores e melhores terras e credores dos plebeus
Na monarquia,os patrícios

Relacionados

  • Trabalho de história
    1516 palavras | 7 páginas