Pebles e patrícios

Páginas: 2 (402 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2012
Pebles
São as pessoas que não nasceram em meio a nobreza . A classe baixa da população,povo . Eram homens livres, podiam possuir terras, pagavam impostos e prestavam serviços militares, praticavamo comércio, faziam artesanato e trabalhos agrícolas.. Compunham a maioria da população, mas, durante a Monarquia, não eram considerados cidadãos.
Durante as guerras de conquistas, somente ospatrícios eram privilegiados. Os patrícios, interessados em conquistar Lácio, precisavam dos plebeus, propondo, assim, a criação de um pretório que protegesse a plebe: o Tribunato da Plebe. Após esse período,surgiu uma série de leis escritas entre as quais poderemos citar:Lei das Doze Tábuas – em 450 a.C., que constituiu um dos fundamentos do direito romano. Os plebeus habitavam o solo romano, semintegrar a cidade ,eles tinham o domicílio, mas, não a pátria.
Como eu citei antes, No período monárquico, os plebeus não eram considerados cidadãos, portanto não tinham direitos políticos, não podendo nemformar famílias legalmente reconhecida, como os patrícios. Viviam ameaçados pela escravidão por dívidas e tinham que pagar altos impostos
Na republica, eles conquistaram o direito de eleger ostribuno a peble, em uma assembléia . Também conquistaram o direito de casarem-se com patrícios através da canuleia, votada pouco tempo depois da lei da XII tabuas e o direito de eleger magistradosplebeus.

Patrícios
Os patrícios, cidadãos de República Romana, constituíam a aristocracia romana, os único que tinha a exclusiva possibilidade de se tornarem soberanos de Roma e também a de seremsenadores.Desempenhavam altas funções públicas, no exército, na religião, na justiça ou na administração.
Os patrícios, descendentes das famílias mais antigas de Roma, ou seja, também dos chefes tribaisda região do período pré-romano, foram, durante o Reino de Roma, a República Romana e o Império Romano, os donos das maiores e melhores terras e credores dos plebeus
Na monarquia,os patrícios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patricios
  • patricio
  • sao patricio
  • sao patricio
  • São Patrício
  • patricio lumumba
  • MONOGRAFIA SHIRLANE PATRICIO
  • DIA DE SÃO PATRICIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!