pe diabetico

Páginas: 6 (1270 palavras) Publicado: 26 de dezembro de 2014

ANA CATARINA GOUVEIA
3ºAno / 6º Semestre
Ensino Clínico de Enfermagem de Saúde Comunitária e Familiar
Centro de Saúde de Celas - Unidade de Saúde Familiar (USF) Cruz de Celas



Ficha de Leitura – Diabetes: Pé Diabético

Motivo da pesquisa: A necessidade de elaboração desta pesquisa surgiu do facto de participar nas consultas de diabetes, preconizada pela unidade de saúde em que meencontro a realizar ensino clínico. Nestas, são avaliados parâmetros que nos levam a concluir o grau de risco de pé diabético e onde são realizados ensinos relacionados com a prevenção do mesmo. No sentido de relembrar e consolidar informação acerca desta temática, achei pertinente realizar uma ficha de leitura onde esteja compilada, de forma sistematizada, a informação relevante a ter em conta numaconsulta de pé diabético.
SÍNTESE
O pé diabético caracteriza-se pela infeção, ulceração e/ou destruição dos tecidos profundos associado a alterações vasculares ou neurológicas, sendo uma das principais alterações anatomopatológicas derivadas da Diabetes Mellitus e responsável pela maior parte das amputações que ocorrem a nível dos membros inferiores.
Os principais fatores de risco são a mácompensação da diabetes, alteração dos nervos, anomalias circulatórias, traumas, calçado inadequado, calosidades, infeção, alteração nas unhas, alterações causadoras de edema, úlceras e/ou amputações anteriores; fatores psicológicos, culturais e sócio-económicos e falta de informação.
Podemos distinguir dois tipos de pé diabético: o isquémico (quando apresenta alterações ao nível da vascularização)e o neuropático (quando a alteração é sensorial). Embora, geralmente ambas as alterações estejam presentes, há uma que prevalece em relação à outra.
No pé isquémico, o fator causal é a oclusão ou estenose do lúmen das artérias, em que nestes casos os pulsos arteriais ou distais estão ausentes. A pele apresenta-se fina, violácea quando pendente e pálida (ou mesmo cianosada) quando elevada, noentanto, apresenta sensibilidade. Neste caso, as complicações que podem surgir são a úlcera necrótica (úlcera muito dolorosa que se localiza no topo do hálux, no joanete do hálux ou no 5º dedo, localizada na face posterior e lateral do calcâneo, quando o doente se encontra acamado). Resulta da pressão exercida sobre determinada área do pé, desde que ultrapasse a força hidrostática de preenchimentodos seus capilares.
No pé neuropático, o principal problema reside na degenerescência dos axónios, que tem início na parte terminal, conseguindo-se palpar 1 ou 2 pulsos. A pele apresenta-se seca e descamativa. Neste caso, a pessoa diabética não apresenta sensibilidade, isto é, não se apercebe da sensação de picada no hálux. As principais alterações que podem surgir são a úlcera neuropática enecrose digital (úlcera indolor que se localiza na face plantar do ante-pé, cabeça metatársica e dedos), resultando da hiperpressão sob determinada área do pé.

Fig.1 – Pé diabético.
A melhor forma de cuidar do pé diabético é preveni-lo. Para tal é necessário estar atento a todas as alterações que possam surgir de forma a poder intervir rapidamente, nomeadamente, quando surgem alterações datemperatura, da pele, da cor, das unhas e calosidades.
Outra das intervenções dos enfermeiros passa por ensinar os utentes a observar o seu pé, indicando-lhes o lugar e o momento mais indicado para o fazer (após o banho, num local bem iluminado). Para além disso, devem também orientar os utentes sobre os cuidados a terem com os pés.
Ensinos a realizar sobre cuidados a ter com os pés (DIABETES NURSINGINTEREST GROUP, 2004):
Fazer observação dos pés diariamente:
Pesquisar vermelhidão, bolhas ou cortes (pedir ajuda se necessário)

Proteger os pés usando sempre sapatos e não andar descalço
Usar sapatos confortáveis que não apertem em demasia, e que apõem bem o pé;
Usar sapatos fechados;
Inspecionar o interior do calçado;
As meias devem adaptar-se ao pé, devem ser de preferência brancas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pé diabetico
  • Pé diabético
  • pé diabético
  • Pé Diabético
  • Pé diabético
  • pe diabetico
  • Pé diabético
  • pé diabético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!