PE 5sem ProjetoUrbanismoPaisagismo Sakamoto 2015 1

425 palavras 2 páginas
DATA3/2/2015
CURSO
ARQUITETURA E URBANISMO
CAMPUS
Anhangabaú Centro Morumbi Paulista Vila Olímpia
DISCIPLINA
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO
PROFESSOR RESPONSÁVEL
Leonardo Loyolla, Laudelino Roberto Schweigert, Roberto Sakamoto, Maria Elisabete
SEMESTRE: 5º
CARGA HORÁRIA: 60 horas
VIGÊNCIA: 20151
EMENTA

Entendimento e aplicação dos processos relacionados ao Planejamento da Paisagem. Entendimento dos espaços livres de edificações como sistema. Entendimento das questões urbanas e sua relação com a paisagem. Desenvolvimento de habilidades projetuais na escala urbana e da paisagem. Utilização de mapas e imagens de satélite como instrumentos do processo projetual. 

OBJETIVOS
Gerais
Compreender os conceitos de paisagem, espaço livre de edificações, sistema de espaços livres; planejar intervenções na paisagem considerando a escala da cidade e do seu sistema de espaços livres e interpretar mapas e imagens de satélite para elaboração de planos urbanísticos paisagísticos; desenvolver a capacidade de conceber planos ambientais que considerem a interdependência entre os suportes físicos e as áreas urbanizadas.
Específicos
Compreender, avaliar e intervir nos elementos que constituem a paisagem e exercitar a multidisciplinaridade e seus reflexos na elaboração de projetos em distintas escalas; exercitar e aprimorar o pensamento e a reflexão autônoma e relacionar teoria e prática. Para tanto, promover e incentivar o contato com experiências urbanísticas nacionais e internacionais, principalmente relacionadas à sustentabilidade ambiental e promover a reflexão do aluno com relação às questões ambientais e aplicar em projeto; desenvolver o senso crítico do aluno, fomentar o trabalho em equipe e a cooperação e aprimorar a postura profissional. 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1. Conceitos para planejamento da paisagem
Unidade 2. Instrumentos de leitura da paisagem
Unidade 3. Aplicação dos instrumentos de leitura
Unidade 4. Aquisição

Relacionados