Peças de william shakespeare

Páginas: 46 (11265 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2013
Peças de William Shakespeare
A Comédia dos Erros
http://www.blogdosperrusi.com/2010/11/23/a-comedia-dos-erros-shakespeare/
Para aqueles que gostam de ler peças de teatro, ou para os que tem curiosidade pelo assunto, vai a dica da “Comedia dos Erros”, de Shakespeare. Uma leitura muito engraçada. Quem tiver a chance de ver no palco, vale a pena. Mas também é divertido ler a peça.
É umahistória toda movida por qüiproquós, ou seja, confusões. A figura do qüiproquó é um artifício dramático que acontece quando uma pessoa é confundida com a outra, isso não é esclarecido e a trama segue adiante a partir desse equívoco. Também se aplica a situações em que os personagens conversam coisas com sentidos diferentes e vão cultivando uma encrenca que cresce ao longo da história.
“A Comédia dosErros” é sobre dois pares de gêmeos que foram separados na infância e se reencontram involuntariamente 25 anos depois. Dois vivem na cidade de Éfeso, patrão e criado. E os outros dois, também patrão e criado, chegam à cidade. Mas naquele lugar ninguém sabe da coincidência e começam a tratar e armar tramas tanto com a dupla que vive na cidade quanto com os recém chegados. E assim cresce a confusão.
“AComédia dos Erros” é considerada a primeira peça de Shakespeare e estreou provavelmente em 1594. Sua trama é baseada na peça “Os Menecmos” (Os Gêmeos), escrita no ano de 195 a.C. pelo dramaturgo romano Plauto. Sim, Shakespeare era um grande plagiador. A pirataria era plenamente aceita naquele passado. Em muitas de suas peças, seu brilho está na recriação e no tratamento, e não na fábula que conta, no caso dessas peças recriadas.  A trama de  “Romeu e Julieta”, por exemplo, é baseada (beirando o plágio mesmo) num conto italiano escrito em 1554 por Matteo Bandello.
Esta edição da LPM (coleção Pocquet) da “Comédia dos Erros”está muito bem traduzida e tem uma leitura agradável. Fica a dica.
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Comedy_of_Errors
The Comedy of Errors (conhecida em portuguêscomo A Comédia dos Erros) é uma peça teatral do subgênero farsa criada por William Shakespeare. Como muitas peças de Shakespeare que têm origens em textos clássicos, esta não foge à regra e é construída a partir de Os Menecmos (Os Gêmeos), do comediógrafo romano Plauto.[carece de fontes]
-------------------------------------------------
Personagens
* rabico, esposo de emilia
* Antífolo deÉfeso, filho de Egeonte
* Antífolo de Siracusa, filho de Egeonte
* Drômio de Éfeso, irmao do Drômio de Siracusa.
* Drômio de Siracusa,irmao do Drômio de Éfeso.
* Baltasar, mercador.
* Ângelo, ourives.
* Um mercador, amigo de Antífolo de Siracusa.
* Um segundo mercador, de quem Ângelo é devedor.
* Pinch, mestre-escola e exorcista.
* Emília, esposa de Egeonte, abadessaem Éfeso.
* Adriana, esposa de Antífolo de Éfeso.
* Luciana, sua irmã.
* Lúcia, criada de Adriana.
* Uma cortesã.
* O carcereiro, oficiais de justiça e gente do séqüito.
-------------------------------------------------
Sinopse
Egeu, um comerciante de Siracusa, é condenado à morte em Éfeso por violar a proibição de andar a fronteira entre as duas cidades medievais. Enquantoé conduzido para sua execução, diz ao duque de Éfeso, Solino, que veio a Siracusa em busca de sua esposa e de seus filhos e servos gêmeos de quem fora separado há 25 anos por ocasião de um naufrágio. Dois dos gêmeos (um filho e um servo), que cresceram com Egeu, estão viajando o mundo em busca da metade faltante de sua família. O duque, movido pela narrativa de Egeu, concede a ele um dia paralevantar o resgate de mil marcos que seria necessário para conservar sua vida.
Entretanto, sem que saiba Egeu, seu filho Antífolo de Siracusa e Drômio (escravo de Antífolo) também se encontram na cidade - onde moram o Antífolo e o Drômio de Éfeso (os gêmeos desaparecidos que ficaram, supostamente, com a mãe também desaparecida).
Dá-se a partir daí uma sucessão de mal-entendidos. Adriana,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • William Shakespeare
  • William shakespeare
  • William Shakespeare
  • William shakespeare
  • William shakespeare
  • William shakespeare
  • William Shakespeare
  • William Shakespeare

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!