Peça

Páginas: 11 (2695 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico

Tutorial: Joomla Forms – Formulários no Joomla com o Componente CK FORMS
Introdução
Quando montamos um site em Joomla, apesar do pacote da distribuição original ser de grande utilidade, geralmente precisamos instalar componentes, módulos e plugins para obter funcionalidades importantes para interação com os visitantes. Uma das formas deinteração mais importantes é feita através de formulários, sejam para cadastro, para contratação de um serviço ou pedido de informações. Neste tutorial irei explicar como você pode rapidamente resolver os problemas de criar um formulário utilizando o componente CK FORMS. Irei detalhar a instalação e a configuração e no final, discutirei de forma geral o problema de envio de e-mails com asinformações do formulário. Este é um problema comum, pelo qual passei (e sofri bastante para resolver – 2 dias inteiros perdidos...) e por isso, espero dar uma contribuição para facilitar a vida de algumas pessoas.

Instalando o CK FORMS
A primeira coisa que você deve fazer para implementar formulários no seu site Joomla é escolher um componente com as funcionalidades de criação e configuração de forms(formulários). No link http://extensions.joomla.org/extensions/contacts-&-feedback/forms existem diversas opções para você baixar e instalar, algumas até com melhor avaliação que o CK FORMS, que eu escolhi para este tutorial. Eu não testei todas as opções existentes, de fato, apenas duas e ambas eu recomendo. Uma delas é o componente JFORMS cuja grande vantagem é a configuração visual dos campos,inserção de código em html, ou seja, apresenta muitos recursos interessantes para você implementar um formulário com a sua cara. Entretanto, o CKFORMS é mais simples de utilizar e configurar e resolve o problema para a grande maioria das situações. O download do CK FORMS pode ser feito na página http://joomlacode.org/gf/project/ckforms/frs/. Veja a figura abaixo com o destaque para o pacote que eubaixei. Note que podem aparecer novos releases do pacote e daí você baixa o mais novo.

_______________________________________________________________________________________ Copyright © CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico 1 Este conteúdo é de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

Centro deDesenvolvimento Profissional e Tecnológico

Vamos agora para a instalação propriamente dita. Para instalar o pacote, vá em qualquer tela do “admininstrator” Joomla e escolha a opção “Extensions” do menu superior.

As opções vão aparecer e você deve escolher “Install/Unistall”, como mostrado na figura seguinte

._______________________________________________________________________________________ Copyright © CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico 2 Este conteúdo é de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico

Você vai cair na tela “Extension Manager” mostrada abaixo. Você vai ter que fazer o upload do arquivo *.zip docomponente CK FORM e para isto, deve clicar no botão “Arquivo” (ou “File”), selecionar o arquivo *.zip e em seguida clicar no botão ao lado “Upload File & Install”.

Se der tudo certo, vai aparecer uma mensagem dizendo que a instalação foi OK.

Configurando um formulário CK Forms
Depois de instalado o componente, você pode acessar a área de configuração no menu “Components” como mostrado abaixo._______________________________________________________________________________________ Copyright © CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico 3 Este conteúdo é de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico

Ao clicar em CK FORMS você vai para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Peça
  • Peça
  • peça
  • peça
  • peça
  • Peça
  • peça
  • Peça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!