Peça Teatral - Inês, Gil Vicente - Resumo

Páginas: 2 (342 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014

Inês – Gil Vicente por ele mesmo
A farsa de Inês Pereira de Gil Vicente é considerada a mais complexa do autor e tem por finalidade contar sua biografia, pois acusado de plagiar obras deespanhóis considerou uma afronta, solicitando aos acusadores um tema para que deste desenvolvesse uma peça, e o fez com maestria.
Através desta obra, Gil Vicente critica com seus personagens a sociedade, comsuas ambições, tiranias, falsidades, traições, entre outros.
A Farsa de Inês Pereira conta a história da ambiciosa Inês, moça simples, porém de família com boa condição econômica, a personagem buscaum casamento vantajoso e a independência da mãe, uma boa mulher que preocupada com o futuro da filha aceita a sugestão de Lianor Vaz, fofoqueira e casamenteira, encarregada de buscar para Inês umpretendente.
Surge então Pero Marques, ingênuo, sem cultura, porém um bom homem. Inês no entanto, o recusa, pois busca um marido bonito, esperto e rico.
Logo depois, dois casamenteiros judeus apresentamBrás da Mata a Inês, possuidor de suas características, ela se encanta e aceita o casamento que logo acontece. Mas o que a moça não esperava era um marido orgulhoso e intolerante, e fez de Inês umaescrava do lar, já que Brás era escudeiro. Ao partir para a guerra deixou seu capacho, um moço que passava o dia vigiando sua esposa que ficara trancada em casa.
A tristeza de Inês durou alguns meses,pois logo recebe a notícia da morte do marido. Liberta do desastroso casamento, Inês logo pensa e deseja um novo relacionamento e aceita Pero Marques, que ainda solteiro é apaixonado por ela.Esperta e experiente, Inês aproveita-se da ingenuidade do marido e o trai descaradamente com um falso Ermitão ou monge que gosta dela.
Para cumprir o tema dado: “Mais quero um asno que me carregue do queum cavalo que me derrube”, Gil Vicente o consuma quando na obra Inês exige que o marido, que faz todas as suas vontades, a leva ao encontro do amante. Pero Marques leva-a nas costas ao então...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Peça inês, de gil vicente.
  • Peça Inês
  • A farsa de inês pereira
  • A FARSA DE INÊS PEREIRA – GIL VICENTE
  • resumo gil vicente
  • Resumo Gil Vicente
  • Resumo de peça teatral
  • Resumo da peça teatral "o amante do meu marido"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!