Peça sobre drogas

Páginas: 9 (2196 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Drogas: uma questão preocupante

Narrador 1: No conjunto das drogas as mais utilizadas pelos jovens são as drogas lícitas: tabagismo, álcool e tranqüilizantes.

Narrador 2: Somente em quarto lugar é que vem as drogas consideradas ilícitas, como a maconha, cocaína, crack, e outras...

Narrador 1: A pesquisa mais recente sobre drogas verificou que 11,2 % da população brasileira é dependentede bebidas alcoólicas, 9% de tabaco e 1% de maconha.

Narrador 2: Ou seja, 1 % nessa pesquisa correspondente, aproximadamente, a 1 milhão e 700 mil habitantes brasileiros que são usuários de maconha.

Narrador 1: Geralmente, pelo resultado da referida pesquisa, os meninos e meninas começam a usar drogas com a mesma idade (em média, aos 12 anos).

Narrador 2: A dependência provoca reaçõescomportamentais diferentes entre os adolescentes.

Narrador 1: As mudanças de comportamento são mais evidentes nos meninos. Envolvimento com a polícia, atraso e abandono escolar são mais comuns entre os garotos.

Narrador 2: Já os sintomas depressivos são mais freqüentes nas meninas.

Narrador 1: Podemos perceber ai que a chance de um jovem entrar em contato com as drogas é muito grande.Narrador 2: Um dos maiores motivos pelos quais os adolescentes passam a usar essa substancia química é questão da curiosidade.

Narrador 1: São muitas as outras razões que levam um adolescente a experimentar drogas: problemas na família, falta de emprego, influência de terceiros...

Narrador 2: Existe uma fantasia que é a escalada da droga: de que se começar com um baseado, vai para o segundo,terceiro, e depois vai para a cocaína e para outras drogas mais fortes.

Narrador 1: Voltar nossa atenção para a escola poderia ser um bom enfrentamento dessa situação.

Narrador 2: Por isso que o Centro Educacional de Ibiassucê nesta unidade elaborou um projeto interdisciplinar retratando os problemas das drogas no nosso município (Ibiassucê).

Narrador 1: Os professores de algumas disciplinasapresentaram textos, musicas, vídeos... bastante interessantes e educativos, mostrando a realidade do Brasil.

Narrador 2: Por meio de diálogos, debates e trabalho propostos em sala de aula a mercê do tema de Drogas, foi possível criar a seguinte peça teatral.
Narrador 1: A peça teatral representa um “Depoimento de um viciado”. Veja a realidade de muitos adolescentes que vivem pelo vícionesse país.

(Entra em cena um casal de namorados. O rapaz meio maltrapilho e a moça no estilo Rip. A menina entra com um canudinho e a prata nas mãos. E o garoto segurando uma seringa suja de sangue)

Bill: Eeehhh, Mina! Minha vida tá um porre! Tudo dentro de mim ta vazio! Nada me completa! Os problemas aumentam mais e mais...

Carol: Calma, Bill! Isso nos completa (mostra a prata e ocanudinho)! Isso é o nosso refúgio!

Bill: Sei disso... eu que te ensinei, não foi minha Mina? Então... agora tento me afastar dela mais não consigo.

Carol: Não podemos deixar essas coisas... como vamos resolver os problemas? Como vamos nos defender nas ruas se isso nos fortalece? (mostra novamente a droga, em seguida ingerindo-a)

Bill: Quando penso em parar procuro ingerir mais e mais, mais emais... agora mesmo, é só sentir o cheiro da fumaça, o desejo de dar uma baseada é muito forte.
Carol: Não passe na vontade, tome! É todo seu! (dar o canudinho, a prata e o isqueiro)
Bill: Prefiro a seringa! O efeito mais rápido! Assim, não me faz mais efeito, não mina! (aponta pro canudinho)

Carol: Desse jeito que você está falando ai, jhou... ta parecendo um moço isolado, sofredor... ainda,cantando aquela musiquinha: “um dia frio, um bom lugar para ler um livro,o pensamento lá em você. Eu sem você não vivo”.

Bill: (pegando a seringa) Realmente sem você eu não vivo, mesmo!

(Nesse momento entra a mãe de Bill, a senhora Fátima. Ela pega o casal ingerindo a droga)

Fátima: Bill, você está ai? O que está fazendo? E a escola já foi...? (se espanta ao ver o pozinho em cima do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • peça teatral sobre drogas
  • Peça Teatral sobre drogas
  • sobre drogas
  • Peça sobre a Dengue
  • Peça sobre o Circo
  • peça tetral sobre arrebatamento
  • Resenha sobre auto peças
  • Peça sobre Transito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!