Peça ajuda aos seus amigos!

Páginas: 2 (389 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
BLAISE PASCAL

 Nasceu na província francesa de Auvergne em 19 de julho de 1623, filho de Etienne Pascal, professor de matemática e de Antoinette Begon. Perdeu a mãe com três anos de idade. Suasextraordinárias qualidades de inteligência, reveladas desde os primeiros anos da infância, tornaram-se todo o orgulho do pai que  tratou pessoalmente de sua educação, por ser o único filho de sexomasculino.
Pascal foi um prodígio matemático. Aos doze anos o menino mostrou muito talento para  geometria e a partir dai sua inclinação passou a ser encorajada e admirada pelo pai que a principio nãohavia lhe dado acesso aos livros de matemática para que o filho pudesse desenvolver outros interesses.

Aos quatorze anos já participava de reuniões semanais com matemáticos franceses e aos dezesseisanos escreveu um trabalho sobre secções cônicas. Entre os dezoito e dezenove anos inventou a primeira maquina de calcular chamada de  La pascaline , atualmente conservada no Museu de Artes e Ofícios deParis, para calcular adição e subtração com a finalidade de aliviar o trabalho de seu pai como agente fiscal e aos vinte aplicou seu talento na física.

Em 1650, por esta com a saúde debilitadaresolveu abandonar suas pesquisas e se dedicar a contemplação religiosa, porem três anos mais tarde retornou a matemática. Nesse período escreveu seu traite du triangle arithmétique, (tratado detriangulo aritmético) e conduziu diversas experiências sobre a pressão dos fluidos, e juntamente com Fermat lançou os fundamentos da teoria da probabilidade.

No fim de 1654 se salvou por um milagre numacidente de carruagem numa das pontes de Paris, que considerou um aviso divino e então voltou ás suas meditações religiosas  No entanto em 1658, uma dor de dente o impediu de dormir para passar o tempovoltou -se ao estudo da cicloide (a curva traçada por um ponto da circunferência de um círculo rolante). Trabalho este muito rixa em propriedades matemáticas e físicas  foi muito importante no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Peça ajuda aos seus amigos!
  • Peça ajuda aos seus amigos!
  • Peça ajuda aos seus amigos!
  • Peça ajuda aos seus amigos
  • Peça ajuda aos seus amigos
  • Peça ajuda aos seus amigos
  • Peça ajuda aos seus amigos!
  • Peça ajuda aos seus amigos!

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!