PCRMEI Out2014 Ativ1 20150724 Jefferson gauterio

938 palavras 4 páginas
UNIDADE I
VASOS E CALDEIRAS

Atividade 1 - Nesta unidade iremos refletir sobre as atividades relacionadas à presença de vasos e caldeiras em uma empresa. Lembre-se que estas atividades podem vir a ser explosivas, obviamente se não houver os cuidados necessários. Todo o trabalho é relacionado a prevenir o acidente, pois este normalmente quando ocorre é fatal.
A partir da leitura da Unidade I – Caldeiras e Vasos de Pressão, julgue os itens abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e justifique.

1. Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP), ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA), é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.
Justificativa: VERDADEIRO – NR13

2. Para o cálculo da PMTA é considerado apenas as dimensões e geometria de cada parte específica da caldeira, ou seja, o diâmetro e a espessura das suas partes.
Justificativa: FALSO - O TPO DE MATERIAL DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO.

3. Os documentos que acompanham a caldeira obrigatoriamente quando esta é vendida são o Registro de Segurança e o Projeto de Instalação.
Justificativa: FALSO – CADA INSTALAÇÃO TERÁ SEU NOVO PROJETO. 4. A placa de identificação afixada no corpo da Caldeira é necessária para manter a rastreabilidade das informações sobre a Máquina, pois nela consta dados sobre o Fabricante, ano de fabricação, pressão de trabalho admissível, entre outras.
Justificativa: VERDADEIRO – DEVE CONTER A ETIQUETA COM O MINIMO DE INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS.

5. O fato de um trabalhador operar uma Caldeira de categoria “I” ou “II” sem treinamento de segurança na operação de unidades de processos constitui um risco grave e iminente.
Justificativa: VERDADEIRO – NR13

6. As Caldeiras classificadas como Categoria “A” são aquelas com Pressão acima de 1960 KPa e volume interno superior a 100 litros.
Justificativa: FALSO - A NR13 NÃO ESPECIFICA VALUME PARA CATEGORIA A.

7. Cabe ao

Relacionados